Conecte-se conosco

Colunistas

Na CPI da Covid o boi pode voar!

Publicados

em

Uma das pérolas da sabedoria de São Tomás de Aquilo vem recheada de bom humor nas respostas aos seus provocadores. Certa vez, cumprindo uma clausura voluntária em uma pequena cela no convento de São Tiago, São Tomás se encontrava curvado sobre obscuros manuscritos medievais, quando de repente, um jovem frade, com a espada do desafio na língua, e mostrando uma falsa preocupação entrou no ambiente e exclamou aos gritos:


– Irmão, irmão Tomás, venha ver o que se passa lá fora! Venha ver “um boi voando sobre o pátio!”

Com uma tranquilidade que contrastava com a agitação do jovem frade, o grande doutor da igreja se levantou da cadeira e saiu da cela acompanhando o “irmão” até o pátio do mosteiro. E, com a mão cobrindo a claridade do sol que lhe incomodava a visão olhou em todas as direções sem encontrar o “boi voando”.

Ao notar que São Tomás ainda olhava incansável por todo o horizonte visível, o jovem frade começou a rir com pitadas do cinismo comum aos medíocres desafiadores e disse:

– Ora, irmão Tomás… então você é tão ingênuo a ponto de acreditar que um “boi pode voar”? Onde está a sua sabedoria? Onde está a sua maturidade?

São Tomás olhou calmamente para o frade e respondeu:

– Por que não, meu caro jovem frade!

E com palavras singelas completou:

– Eu preferi admitir a possibilidade de um “boi voar” a confirmar minha suspeita, que religiosos como você, podem mentir para agredir os que ensinam a importância da verdade.

Esta passagem registrada na história, numa simples situação, me lembrou o que vejo nas CPI’s, depoimentos e interrogatórios envolvendo políticos de toda ordem, que buscam fazer sugestões hipócritas de falsas suspeitas numa verdade difícil de existir.

LEONARDO VELOSO JUNQUEIRA é daqueles publicitários da época romântica, quando a comunicação ainda era feita com base no talento criativo. Foi sócio fundador da Insight Comunicação durante 22 anos prestando serviços de comunicação e marketing a grandes empresas, como Pastifício Santa Amália, Riclan (fabricante do Pircóptero e drops Freegell’s), Cera Inglesa, Calçados Jacob (Kildere), Café Brasil, Balas Santa Rita entre outras grandes empresas que fizeram histórias de sucesso. Trabalhou em grandes agências de publicidade em Minas e na área política, como publicitário, assessorou as prefeituras de Uberlândia, Varginha e Divinópolis além de desenvolver e coordenar inúmeras campanhas políticas, das quais destacamos a eleição de Zaire Rezende (Uberlândia), Maurinho Teixeira (Varginha), Paulo Tadeu (Poços de Caldas), Galileu Teixeira (Divinópolis), Paulo César (Nova Serrana), Toninho André (São Gonçalo do Pará) além de vários deputados estaduais e federais. Léo Junqueira é consultor de marketing, compositor, violeiro, escritor e colunista do Jornal O Popular

Mais lidas