Conecte-se conosco

Saúde

Movimento LGBT e Sociedade juntos realizam congresso voltado para a luta contra a Aids

Avatar

Publicados

em

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, mas o mês inteiro está prestes a ser dedicado para ações direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Focado no enfrentamento, em Nova Serrana, o Movimento LGBT firmou, uma parcerias com o Cento de Testagem e Aconselhamento – CTA de Divinópolis, Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana, Câmara Municipal de Nova Serrana, Fórum de ONG’s AIDS de Minas e Faculdade UNA Nova Serrana, para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

O resultado das parcerias é a realização de diversas atividades de sensibilização e prevenção serão promovidas, e com isso, no próximo dia 23/11/2019 (sábado), das 8h às 17h na Câmara Municipal acontecerá o Congresso IST/HIV e Hepatites Virais do Centro Oeste de Minas.

A proposta deste Congresso é contribuir com um espaço de inclusão de atores representantes da Diversidade Social no contexto da epidemia de HIV e AIDS de forma a fortalecer ações de intercâmbio, cooperação e construção de propostas sobre Direitos Humanos, Cidadania, Protagonismo, Assistência e Cuidado em HIV e AIDS, com vistas a participação e a resposta comunitária a epidemia.

Segundo os organizadores, o objetivo é visibilizar e debater experiências sobre atenção e o cuidado no manejo do HIV e AIDS preconizado hoje, destacando atores sociais distintos e experiências de enfretamento social e político.

De acordo com Adan Pitter, um dos lideres do movimento LGBT em Nova Serrana, “o encontro está previsto para Novembro e contamos com a participação de pessoas envolvidas diretamente com o enfrentamento da epidemia de HIV e AIDS, para refletir, debater e formular propostas e agendas com vistas aos problemas recorrentes e relacionados às iniquidades na atenção e no cuidado das Pessoas que vivem com HIV e da comunidade em geral”. Disse Pitter.

Nas atividade a população contará com orientações sobre os métodos serviços para a prevenção, diagnóstico e tratamento das IST’s, HIV/AIDS e Hepatites Virais. Com isso, serão

A campanha terá foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

Serão realizadas, ao longo do mês de dezembro, atividades e mobilizações tais como iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha; veiculação de campanhas de mídia; palestras e atividades educativas; e promoção de eventos com a distribuídos preservativos, gel lubrificante e material gráfico para os presentes.

A instituição da campanha instituída pela lei, visa sensibilizar a importância do cuidado e conseguintemente minimizar o estigma social que a doença provoca.

Confira a situação do HIV/AIDS em Nova Serrana (CLIQUE AQUI)

Mais lidas