Conecte-se conosco

Minas

Minas investiga 37 casos de reinfecção por Covid-19; só em BH, são 12

Israel Silveira

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

São considerados casos suspeitos aqueles em que o paciente apresentou um novo quadro clínico após 90 dias do primeiro resultado laboratorial positivo


Atualmente, 37 casos de reinfecção pelo coronavírus estão sendo investigados em Minas Gerais, conforme informou a Secretaria de Estado de Saúde nesta terça-feira (12). Ainda não há confirmação.

De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, são considerados casos suspeitos aqueles em que o paciente apresentou um novo quadro clínico após 90 dias do primeiro resultado laboratorial positivo.

Segundo a SES, a reinfecção só poderá ser comprovada se for realizado o sequenciamento genético da primeira e segunda amostras positivas. Elas são encaminhadas para exame de Biologia Molecular (RT-PCR), e posteriormente vão à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que fará o sequenciamento genético para avaliar se o vírus da primeira infecção é diferente do da segunda infecção.

Até o momento, foram notificados ao governo do Estado 68 casos suspeitos, dos quais dois foram descartados e 29 considerados inconclusivos devido à falta de dados que permitissem a investigação. “Não há casos confirmados de reinfecção em Minas Gerais”, afirmou a pasta.

Já de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, até esta terça-feira, foram notificados 19 casos suspeitos de reinfecção por coronavírus em residentes do município. Destes, quatro casos foram descartados, três foram classificados como inconclusivos e 12 permanecem em investigação.

“Os casos estão sendo revistos e atualizados constantemente com a SES”, disse o Executivo em nota.

Brasil

No dia 10 de dezembro de 2020, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção pela Covid-19 no Brasil. Trata-se de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que reside em Natal, no Rio Grande do Norte. Ela teria se infectado em junho, mas se curou da doença.

No entanto, recebeu novo resultado positivo de testes para a Covid-19 em outubro, 116 dias depois do primeiro diagnóstico “As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”, informou a pasta em nota.

  • Fonte: O Tempo
Leia mais...
Propaganda

Mais lidas