Conecte-se Conosco
Anuncie

Saúde

Minas Gerais tem a maior taxa de internação por câncer de próstata no Brasil

Publicado

em

Imagem ilustrativa - Fonte: Internet

A taxa de internações por câncer de próstata em Minas Gerais é a maior entre os Estados brasileiros. No Estado, a cada 100 mil homens, 62,7 são internados em decorrência da doença. Para se ter uma ideia, no Brasil, a taxa é de 36,5 a cada 100 mil. Os dados são do Observatório de Atenção Primária da Umane, uma associação civil sem fins lucrativos, com base no último Painel de Oncologia do Datasus. Com informações de O Tempo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Essa é a neoplasia que mais incide sobre os homens, excetuando-se o câncer de pele não-melanoma.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Seccional Minas Gerais, Bernardo Pace, um fator muito importante no câncer de próstata é a detecção precoce, principalmente quando não há qualquer sintoma perceptível. O problema é que muitos pacientes procuram um médico quando já estão com sintomas como problemas para urinar, dor na bexiga, entre outros.

O médico lembra que o câncer de próstata tem uma taxa alta de cura e apresenta boas chances, principalmente quando o diagnóstico é feito a tempo.

Publicidade
Publicidade

Política