Conecte-se Conosco

Educação

Minas está entre os três Estados com maior índice de violência em instituições de ensino

Publicado

em

Imagem Ilustrativa | canva.com

Em apenas um ano, houve um aumento de quase 150% no número de violações registradas pela ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Esse é o retrato do avanço da violência nas instituições de ensino em todo o país, comprovado pelo salto de cerca de 20 mil casos em 2022 para mais de 50 mil denunciados no ano passado. Minas Gerais engrossa as estatísticas, seguindo os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Com informações de O Tempo.

Em 2023, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas chegou a registrar dez casos mensais a mais de lesão corporal e agressão, comparado com o mesmo período do ano anterior, chegando a 184 denúncias nas escolas mineiras, por mês.

Em Itabira, os conflitos familiares lideram as práticas de violência de ordem emocional nos ambientes escolares. No período de agosto de 2023 a fevereiro de 2024, 31,5% dos atendimentos em quatro escolas públicas do município estão relacionados aos conflitos familiares, se igualando aos índices apontados para os casos de bullying.

Os dados são do Núcleo de Práticas Restaurativas Educacionais (Nupre), programa de conscientização da comunidade escolar para a prevenção e solução dos conflitos, priorizando a restauração das relações e a reparação dos danos, de maneira integrada e colaborativa.


Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade