Conecte-se conosco

Cidade

Mesmo recebendo segunda remessa de vacinas, parciais sobre vacinação de Covid-19 ainda não são divulgadas em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Nova Serrana recebe nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro mais 858 doses de vacina contra coronavírus, para que seja dada a continuidade na campanha de vacinação que vem sendo realizada em todo o estado em combate à pandemia de Covid-19.

Com a chegada das novas doses a reportagem do jornal O Popular, diante da expectativa popular e até de profissionais da saúde que atuam em Nova Serrana entrou em contato com a administração municipal buscando informações sobre o andamento da vacinação, e algumas das respostas não foram amplamente dadas pelo executivo municipal.

Desde a última sexta-feira, nossa reportagem em mensagens encaminhadas via aplicativo de rede social, solicitou informações referentes ao andamento da campanha de vacina, solicitando assim o número de pessoas vacinadas.

Nesta segunda-feira, reiterando a tentativa de disponibilizar uma parcial da campanha de vacinação, bem como informar a população do andamento do processo de imunização, não obteve resposta indicando o número de vacinas que foram aplicadas até o momento.

Conforme email encaminhado ao setor de comunicação da Prefeitura de Nova Serrana esse Popular questionou ao executivo sobre os números da vacinação, com a seguinte questão: Diante dos dados divulgados, foi informado o seguinte: com a primeira remessa das vacinas seriam aplicadas 90 doses na upa, 68 HSJ, 37 vila vicentina e 29 SAMU, tendo assim um total de 214, contudo foram encaminhadas 400 doses. Sendo assim, qual foi o direcionamento dado as outras, 186 doses?

Nossa reportagem também questionou ao executivo “quantas pessoas foram vacinadas em Nova Serrana até o momento”?

Para ambas as questões a reportagem deste Popular não obteve dados da vacinação, tendo recebido a seguinte resposta do executivo:

“Respondendo estas duas perguntas, a primeira remessa foram 400 doses CoronaVac destinadas aos idosos institucionalizados, profissionais do Asilo e profissionais da saúde que realizam atendimento em setores  COVID (linha de frente). A segunda remessa está prevista para chegar hoje, dia 01/02. Serão 858 doses de Coronavac. 400 para a segunda dose das pessoas que receberam a primeira e outras 458 para os profissionais da saúde que fazem parte dos grupos prioritários, seguindo a prioridade definida na NOTA INFORMATIVA VACINAÇÃO COVID-19 NO ESTADO DE MINAS GERAIS”.

Cabe também ressaltar que em conversa por aplicativo de rede social, o setor de comunicação afirmou que “as primeiras 400 doses estão sendo finalizadas = Idosos e profissionais da linha de frente)”.

Contudo não foram encaminhados dados sobre o quantitativo vacinado.

Próximas doses da vacina

Ainda referente a campanha de vacinação, quanto as novas doses encaminhadas ao município, a administração municipal informou a nossa equipe que “neste momento os grupos prioritários para a vacinação são: Trabalhadores de Saúde dos serviços de referência ao atendimento de pacientes COVID-19; Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) -; Pessoas com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas), maiores de 18 anos; Trabalhadores de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Equipes de vacinação atuantes na campanha”.

Cabe ainda ressaltar que, ao ser questionado sobre outros profissionais da saúde, de áreas privadas, e projeções quanto a vacinação, o executivo municipal afirmou que  “ As prioridades para vacinação constam na NOTA INFORMATIVA VACINAÇÃO COVID-19 NO ESTADO DE MINAS GERAIS (disponível aqui: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/boletim/2021/01/27-01-Nota-Informativa-Vacinacao-COVID-19.pdf).

 

Mais lidas