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Mercado B2B norte-americano e europeu no radar da moda brasileira

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Inúmeras pesquisas de mercado apontam que o e-commerce vem assumindo papel cada vez mais relevante para consumidores e empresas. E foi para promover a inserção internacional no mercado digital B2B (business to business), entre empresas brasileiras e varejistas norte-americanos e europeus, que a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) selou parceria com as principais entidades da moda brasileira para realização do projeto Brasil Fashion Now.


Com foco nos mercados norte-americano e europeu, o projeto é realizado na plataforma internacional B2B BLANC Fashion, com o apoio dos programas setoriais Brazilian Footwear, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçado (Abicalçados); Brasil Fashion Label, da Associação Brasileira de Estilistas (Abest); e o TextBrasil, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); todos mantidos pelas entidades em parceria com a Apex-Brasil.

Até o momento, o Brasil Fashion Now, que vai para a sua segunda edição, conta com 27 marcas verde-amarelas, que se juntam a mais de 80 das principais grifes internacionais. A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Masselli, explica que o objetivo do projeto é apresentar – e vender – a moda nacional, gerando prospecção ativa e negócios com os maiores players internacionais, especialmente dos Estados Unidos e Europa.

“O e-commerce B2B é uma realidade no mundo, especialmente nos países mais desenvolvidos. Somente no ano passado, conforme a Forrester Research, as empresas norte-americanas realizaram mais de US$ 1,1 trilhão em negócios por meio dessa modalidade”, comenta Letícia, ressaltando que os Estados Unidos são o principal destino do calçado brasileiro no exterior.

A gestora de Projetos da Apex-Brasil, Mariele Christ, ressalta o potencial da ação integrada entre as principais entidades do sistema de moda verde-amarelo. “O momento atual, de restrições aos eventos físicos por conta da pandemia do novo coronavírus, tem impulsionado modelos de negócios digitais”, destaca.

Como funciona
Com mais de 16 mil compradores internacionais de 90 países cadastrados, a plataforma BLANC Fashion conta com uma landing page exclusiva do Brasil Fashion Now, que apresenta as marcas inscritas no projeto – atualmente Opananken, Luiza Barcelos, Matuschka Mia, Klin, A Mafalda, Bebecê , Vizzano, Tnin Shoes and Petite Jolie (Brazilian Footwear); Akra, Augusta, Catarina Mina, Inti Brand, Lily Franco, Meerk, Osklen, Roberta Mattos, Room, Sy & Vie, Wee, Haight, Maneca, Tig, Andreza Chagas, Andrea Bogosian and Belier Belier (Brasil Fashion Label); e Nay Sunsetwear (TexBrasil).

A segunda fase do Brasil Fashion Now terá duração de seis meses, tempo em que as marcas serão apresentadas na plataforma digital. Além da exposição, o projeto conta com esforços de representação comercial em escritórios físicos de Nova Iorque e Londres, locais onde os agentes poderão apresentar os produtos presencialmente para compradores interessados. “Não existe custo extra, basta a marca enviar amostras para ter seus produtos apresentados também fisicamente”, explica Letícia.

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