Conecte-se conosco

Colunistas

Menor infrator – Hospital Dia – Obras paliativas – Paraquedistas

Welder Gontijo

Publicados

em

MENOR INFRATOR – HOSPITAL DIA – OBRAS PALIATIVAS – PARAQUEDISTAS

Ocorrida na noite da última terça-feira a 29ª reunião ordinária da câmara municipal de Nova Serrana. Noite de pauta tranquila e de reunião rápida. Destaque da noite para os debates entre a base do governo e parte da oposição.

 MENOR INFRATOR

O vereador Adair (Avante) em seu pronunciamento inicial, entre outros, cobrou esclarecimentos ao executivo municipal sobre o processo de instalação do centro de acolhimento para menores infratores na cidade, prometido em 2017 que até hoje continua no papel.

 APAC

Prosseguiu o vereador cobrando também sobre o andamento de institucionalização no município de uma unidade da APAC (Associação de proteção e assistência aos condenados), informando ainda que esteve acompanhando o prefeito municipal em visita a unidade de Itaúna. Pontuou que a ideia foi aprovada pelo gestor municipal, mas que, porém, também não deixou o papel.

 HOSPITAL DIA

Seguindo as cobranças, destacou o vereador a demora na instalação do prometido Hospital Dia em Nova Serrana. A princípio a previsão de inauguração do referido hospital seria para inicio do mês de junho, porém até o momento não há uma data determinada para sua entrega o que fez com que o vereador solicitasse informações por oficio, indicando entre outras informações os valores de aluguel do novo espaço locado, inicio de funcionamento, etc.

 PONTE DO JARDIM DO LAGO

Por fim, cobrou celeridade nas obras da ponte danificada pelas chuvas no bairro Jardim do Lago. Informou que a placa instalada no local previa que em agosto/2018 a ponte deveria ter sido entregue a população e que o estágio em que as obras se encontram, dificilmente será entregue este ano.

 DEFESA DO EXECUTIVO

A liderança do governo, incomodada com o pronunciamento do colega saiu em defesa do executivo municipal. Em fonte de argumento, interrogou o vice-líder do governo Jadir Chanel “que obra neste país é inaugurada e entregue a população em sua data marcada?”. Ainda em sede de argumentou, foi apontado pelo líder do governo que os trabalhos que estão sendo realizados na ponte trata-se de um trabalho diferenciado.

 FISCALIZAR

Além de propor e votar projetos de leis, assessorar o executivo na implantação de políticas publicas, entre outros, causa certa estranheza o posicionamento do legislador municipal haja vista que uma das principais atribuições de um membro do legislativo é justamente a de fiscalizar e a entrega de obras em tempo e a contento é uma de suas funções.

MOROSIDADE

É fato que quando se trata de obras publicas a morosidade na execução por parte do executivo municipal tem minado a paciência dos munícipes. As promessas vão se acumulando e as execuções a cada dia tomando passos mais curtos e lentos o que tem gerado insatisfação e cobraças.

 OBRAS PALIATIVAS

Carente de obras que coloquem fim a antigos problemas é perceptível à implementação de obras paliativas a fim de dar um fôlego momentâneo enquanto não se soluciona definitivamente o problema. O trecho da rodovia Carmem Duarte, nas proximidades do bairro Belvedere e Antônio Venâncio é um exemplo claro. A pintura realizada no solo não é capaz de aferir segurança a pedestres que utilizam diariamente o trecho tendo em vista o crescente numero de usuários, mesmo nivelamento do piso, espaçamento e proteção.

PARAQUEDISTAS

Há pouco mais de vinte dias para as eleições de sete de outubro, Nova Serrana tem sido visitada pelos mais diversos candidatos, especialmente a deputado estadual e federal.  Talvez não fosse insano se afirmássemos que esses “alienígenas” somente se fazem presente na terra do calçado de quatro em quatro anos, ou seja, quando melhor lhes convém.

 IMPORTÂNCIA DO VOTO E DO CANDIDATO

É nesse momento que devemos refletir sobre a importância de se votar e de votar em candidatos realmente capacitados e comprometidos com a nossa cidade. Nova Serrana tem sentido de forma mais intensa a ausência de um representante na câmara federal, devidamente alinhado com o município e com real interesse de investir recursos em nossas terras e não só de captar votos. Uma boa análise do bom número de candidatos postulantes ao pleito em curso, com raízes sólidas em nossa cidade, tanto a deputado estadual, bem como a federal nos faz acreditar em dias melhores, mais otimistas e de verdadeira representativade, tanto no estado quanto na união.

 ANASTASIA NA FRENTE

Em recente pesquisa publicada pelo IBOPE o ex-governador Antônio Anastasia somou 31%, seguido por Fernando Pimentel com 22% e Romeu Zema com 7%. A disputa que continua polarizada entre Anastasia e Pimentel mostra que o atual senador conseguiu elevar de 6% para 9% a diferença para o segundo colocado, se comparando com as primeiras pesquisas publicadas.

 CORRIDA PRESIDENCIAL

Confirmado o afastamento do ex-presidente Lula da corrida presidencial fica a expectativa pelas novas pesquisas nas quais Fernando Haddad figurará com real postulante ao Palácio do Planalto. As últimas pesquisas mostram empate técnico entre Ciro, Alkimin e Marina pelo segundo lugar. É aguardado um possível crescimento do candidato do PT, Fernando Haddad com a definição de seu nome em substituição a Lula. A definição pelo nome que irá enfrentar com grandes possibilidades Jair Bolsonaro no segundo turno promete se acirrar nesta reta final de campanha. Fato curioso é que em simulações para a disputa em segundo turno Bolsonaro perde para a maioria de seus concorrentes, sendo prudente a sua militância intensificar a campanha a fim de se resolver logo de imediato. No cenário em que estamos não seria de se assustar se o partido da estrela vermelha estiver presente no segundo turno, haja vista que sua possibilidade de crescimento nos parece maior do que de seus concorrentes. Tudo pode acontecer.

WELDER GERALDO GONTIJO é advogado e contador, especialista em Direito e Processo do Trabalho, articulista político, foi secretario municipal de Nova Serrana na gestão 2013/2016.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas