Brasil
Mais de 65% das famílias brasileiras tem dívidas em atraso
O percentual de famílias endividadas (com dívidas em atraso ou não) no país chegou a 66,5% em janeiro deste ano, ficando acima das taxas de dezembro de 2020 (66,3%) e de janeiro daquele ano (65,3%).
O dado é da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada na quinta-feira, 18 de fevereiro, no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O percentual de inadimplentes, ou seja, famílias com dívidas ou contas em atraso, chegou a 24,8%, abaixo dos 25,2% de dezembro, mas acima dos 23,8% de janeiro do ano passado.
As famílias que não terão condições de pagar suas contas somaram 10,9% do total, abaixo dos 11,2% de dezembro, porém, acima dos 9,6% de janeiro de 2020.
“Com o fim do auxílio [emergencial] e o atraso no calendário de vacinação, as famílias de menor renda precisarão adotar maior rigor na organização do orçamento. Essa conjuntura faz o crédito ter papel ainda mais importante na recomposição da renda. É preciso seguir ampliando o acesso aos recursos com custos mais baixos, mas também alongar os prazos de pagamento das dívidas para manter a inadimplência sob controle”, disse a economista responsável pela pesquisa, Izis Ferreira.
Cartões de crédito
Segundo a CNC, o percentual de dívidas com cartão de crédito entre o total de endividados chegou a 80,5%, subindo para um patamar histórico.
Em janeiro do ano passado, a taxa era de 79,8%. Outros principais motivos para dívidas em janeiro deste ano foram: carnês (16,8%), financiamento de carro (9,9%) e crédito pessoal (8,4%).
O tempo médio com pagamento em atraso chegou a 63,3 dias e o tempo médio de comprometimento com dívidas ficou em 6,9 meses, disse a CNC.
fonte: Agência Brasil
A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.
-
ANIMAIS23 horas atrás
Primeiro caso de Covid-19 em animal é registrado em BH, segundo pesquisa da UFMG
-
Governo Estadual2 dias atrás
Uberlândia terá toque de recolher, lei seca e abertura de hospital de campanha
-
Educação2 dias atrás
Escolha de vagas para processos on-line da Educação já podem ser realizadas em Minas Gerais
-
Câmara Municipal de Nova Serrana16 horas atrás
Câmara rejeita revisão de reajuste de servidores municipais em reunião de comissões, mas virada de mesa ainda pode acontecer
-
Minas2 dias atrás
Em carta, 1.200 médicos de MG defendem volta às aulas presenciais
-
Brasil2 dias atrás
Petrobras perde R$ 102,5 bi em valor de mercado após intervenção de Bolsonaro
-
Brasil24 horas atrás
Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes de tomar a 2ª dose
-
Governo Estadual20 horas atrás
Minas Gerais recebe 357,4 mil doses de vacinas contra covid-19