Política
Jaime Martins atua contra tentativa de multinacionais dos calçados para reduzir imposto sob importação

Entre 2001 e 2007, a sobretaxa era de 25%, passando a 35% a partir de 2007. Multinacionais querem reduzir importo para 20%
O deputado federal Jaime Martins (PROS/MG), participou na quarta-feira (16), na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados de audiência pública que debateu a redução das alíquotas de importação para bens de capital.
Com a presença da Secretária-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), Srª Marcela Santos de Carvalho, o debate também se ampliou no sentido de discutir a alíquota do imposto de importação dos produtos do setor calçadista.
Em entrevista após a audiência, Jaime Martins criticou a tentativa das multinacionais dos calçados, como a Nike, em defender a medida de redução do imposto, pois a produção de calçados no Brasil e em Minas Gerais é gigantesca.
“Nova Serrana, em Minas Gerais, cidade onde nasci, por exemplo, é referência na produção nacional de calçados. Se reduzirmos o imposto toda a nossa competitividade da produção nacional pode ser prejudicada. Essa reivindicação dos importadores prejudica diretamente a indústria nacional e milhares de empregos” alertou Jaime.
PRODUÇÃO NACIONAL
De acordo com o Relatório Setorial da Indústria de Calçados 2018, a China produz mais da metade (54%) de todos os calçados do mundo atualmente, muito à frente da Índia, que produz 13,6%, Vietnã 4,7% e Brasil 4,4%, conforme dados de 2016. Em 2014, o Brasil produziu 981 milhões de pares de calçados, ficando em 904 milhões de pares em 2015 e 899 milhões em 2016. Os principais países consumidores, segundo o estudo, são China, Índia, Estados Unidos, Brasil e Japão. Enquanto a China consumiu 3,2 bilhões de pares de sapatos em 2016, o Brasil consumiu 796 milhões.
-
Loterias24 horas atrás
Mega-Sena: Cinco apostas em Minas acertam a quina e ganham até R$ 98 mil
-
Minas1 dia atrás
Passageiro de 30 anos é preso com cinco quilos de cocaína no Aeroporto de Confins
-
Esportes1 dia atrás
Veja como foi a chegada do Cruzeiro a Goiânia para ‘decisão’ com Goiás
-
Nova Serrana1 dia atrás
Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Nova Serrana
-
Esportes1 dia atrás
Técnico do América avalia derrota para Flamengo e diz que psicológico ‘está pesando’
-
Internacional1 dia atrás
Alerta: OMS quer respostas da China sobre pneumonia misteriosa
-
Saúde23 horas atrás
Minas Gerais tem a maior taxa de internação por câncer de próstata no Brasil
-
Saúde22 horas atrás
Justiça é acionada contra o SUS a cada 20 minutos em Minas Gerais
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar