Conecte-se conosco

Editorial

Injustice For All

Avatar

Publicados

em

Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, a banda Metállica tem um dos seus mais aclamados álbuns nomeado de And Justice For All, que significa “Uma Justiça Para Todos”, e seguindo a retórica muito bem ponderada, tocada e cantada pela banda, a neutralidade da justiça é algo que na realidade falta nos dias de hoje.

Ao olharmos para a estátua da justiça vemos uma mulher com seus olhos vendados, as vendas, porém não são pelo fato de que a nobre não percebe os pecados que vem sendo cometidos, mas sim para a idéia de que ela julgará de forma igual sem olhar quem está sendo colocado em sua balança.

Aqui no Brasil, nas terras mineiras e porque não aqui em Nova Serrana, no entanto essa imagem igualitária e coesa da justiça não está muito além de mais uma de nossas boçais e incoerentes imposições.

Os valores de nosso povo são avaliados pelo poder financeiro, pelo interesse e também pelo poder político, e não estamos tratados somente das grandes corporações, mas também das condições em que nossa política em sociedade local se desenvolve.

Seguindo em nosso raciocínio, amparamos parte de nossas afirmativas em um episódio que chegou a chocar. Novamente falamos da tragédia de Brumadinho, algo tão recente que não sairá tão facilmente de nossas tristes memórias.

Durante o depoimento de um senhor, um homem rude, simples, porém de palavras sábias e cheias de dor, pois perdera seu filho, a verdade deu um tapa na cara da justiça, afinal no Brasil se prende por matar um animal silvestre ou por pescar na piracema, mas, nada acontece com aqueles que dizimam centenas de vidas humanas e milhares de vidas silvestres por dinheiro.

O tapa na cara da justiça chega a embrulhar o estomago com a verdade de que o atual governador cogita viabilizar as licenças ambientais da Samarco, mineradora que causou os estragos irreparáveis na tragédia de Mariana e que também é administrada pela Vale.

Até agora ninguém foi preso, as penalidades são brandas e nada impositivas e por sua vez açoitam e tiram o sono daqueles que perderam tudo, ou todos que tinham.

Se tratando de realidade, lembramos que a justiça é cega também pelo poder, poder daqueles que atualmente estão à frente das gestões federal, estadual, municipal e sendo assim, Pimentel deveria estar na cadeia, pelos crimes políticos, fiscais e ambientais, assim como aqueles que com ele são responsáveis pelas penúrias que vivemos.

Sobre a justiça ser cega, é só lembrarmos que Collor está no senado, Aécio Neves na Câmara dos Deputados, Dilma curtindo o mundo afora, e como não poderia ser diferente Pimentel deve estar agora comendo canapés, vendo os noticiários de camarote enquanto Minas chora.

A cega justiça brasileira é aquela que permite que os pobres vão parar na cadeia por suas infrações, mas que impede que um policial algeme os medalhões, que toma a motocicleta do pai da família que optou por colocar leite e pão na mesa ao invés de pagar seu IPVA, mas que permite fraude fiscal de frotas e mais frotas dos ricos e suas corporações.

No país dos ricos, das favelas e condomínios refinados, dos shoppings e da desnutrição, das viagens para o exterior e das crianças que andam a quilômetros a pé para estudar, dos banquetes e da fome o que encontramos é a injustiça sendo escancarada para todos, “Injustice For All”

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas