Conecte-se conosco

Calçados

Indústria calçadista cria 2,7 mil postos de trabalho em setembro

Avatar

Publicados

em

Nova Serrana é responsável por 1/3 dos novos postos de emprego da Indústria calçadista Brasileira

O setor produtor de calçados criou 2,7 mil postos de trabalho no mês de setembro de 2019, fechando três períodos consecutivos de crescimento.

Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) demonstram uma grande evolução no saldo de admissões menos os desligamentos.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, que fechou em 681 novas vagas preenchidas. No acumulado do trimestre, entre julho e setembro, o resultado é ainda melhor.

Nesses três meses, o saldo de emprego foi positivo em 3,9 mil postos enquanto, no mesmo período de 2018, o saldo ficou negativo em 2,6 mil.

Conforme avaliou Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), “nossa expectativa é que até dezembro a produção de calçados cresça 3%, e esse aumento estimule a geração de emprego, como mostram os números do último trimestre”, avalia o presidente-executivo.

Haroldo ainda acrescenta que a perspectiva da indústria de transformação, que inclui todas menos a construção civil e a agropecuária, é de queda de 0,7% na produção, o que demonstra que o setor calçadista tem se destacado frente a outros segmentos.

Atualmente, considerando o fechamento de setembro, a indústria calçadista emprega 280,6 mil pessoas, sendo o Rio Grande do Sul o estado com mais funcionários no setor, cerca de 90 mil.

Minas Gerais

Dos 2,7 mil empregos gerados pelo setor calçadista no país, Minas Gerais foi responsável por aproximadamente 1/5 das novas vagas, sendo gerados no estado 575 postos de emprego no segmento, e ao longo do ano foi contabilizado 3.381 postos do setor.

Nova Serrana

A capital do calçado é a maior geradora de trabalho no segmento calçadista em Minas Gerais, dos 575 postos gerados em Minas no mês de setembro 504 são de Nova Serrana.

O município contabiliza 3.097 no somatório dos nove meses de 2019, sendo o responsável por 91% de todos os postos de emprego gerados pelo setor calçadista no estado de Minas Gerais.

Quando avaliado os números nacionais os resultados de Nova Serrana são ainda mais expressivos, uma vez que o município gerou em 2019 quase 1/3 de todos os postos de trabalho no segmento de indústria de transformação calçadista nacional.

Conforme os dados do Caged, a Indústria Calçadista soma em todo o país 9.512, postos de emprego em 2019. Destes pouco mais de 30%, foram gerados somente na cidade de Nova Serrana.

Mais lidas