Conecte-se conosco

Administração

Guarda Civil Municipal de Nova Serrana participa de I Seminário Nacional de Guardas Municipais

Avatar

Publicados

em

Membros da Guarda Civil Municipal de Nova Serrana participaram do I Seminário Nacional de Guardas Municipais. O evento foi realizado pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) entre os dias 11 e 13 de junho, em Brasília.

O Seminário contou com diversas autoridades, entre elas o secretário de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo e teve como principal objetivo realizar, de maneira inédita, um diagnóstico que mostre quantitativamente e qualitativamente o perfil da segurança pública municipal e as guardas municipais do Brasil.

Durante a abertura, o secretário Nacional de Segurança Pública defendeu que as guardas municipais sejam fortalecidas. “É fundamental que a preocupação com a segurança pública comece no município e todos que estão presentes aqui nesse seminário são responsáveis por isso. E nós, da Senasp, estamos trabalhando em uma política de fortalecimento das guardas municipais para padronizar, capacitar bem os recursos humanos e implementar a tão buscada integração. Se nós tivermos boas guardas nos municípios, com certeza, a segurança pública vai melhorar muito”, destacou o general Theophilo.

No seminário foram debatidos temas como: a capacitação dos profissionais em parceria com os Institutos Federais de Tecnologia, a reformulação de matriz curricular nacional de formação, a captação de recursos, o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e propostas de alterações legislativas pertinentes.

O comandante da Guarda Municipal de Nova Serrana, Adilson Pacheco, ressaltou a importância da participação no evento. “Aprendemos muito nesse seminário. A realização do evento trouxe mudanças para a área. Após esse seminário teremos a mudança do discurso para a ação. Vejo que a Senasp, hoje, com seu corpo de diretores está trazendo outra realidade para as guardas municipais. E é pra isso, que as guardas municipais existem: para junto com a Polícia Militar, Civil, e todos os órgãos de segurança, cuidar das cidades, dos estados e do nosso país”.

Mais lidas