Conecte-se conosco

Nova Serrana

Grupo antitabagismo retorna suas atividades em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Grupo antitabagismo de Nova Serrana, retoma os trabalhos de sensibilização e combate ao fumo em Nova Serrana. Desde a última quinta-feira (09/09), os trabalhos focados reforçar, sensibilizar e mobilizar a população para combate aos danos causados pelo tabaco foram iniciados.


Segundo informado pela Prefeitura de Nova Serrana, “apesar de ter sido estabelecido o dia 29 de agosto como O Dia Nacional de Combate ao Fumo, as ações em pauta,  terão mais ênfase, durante o mês de setembro. Vale lembrar que as ações de promoção à saúde, dentre elas o combate ao fumo, são trabalhadas durante todo o ano”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

O número de mortes provocadas pelo consumo de cigarro aumentou de quatro milhões, no início do século, para mais de sete milhões. Metade das pessoas que consomem tabaco morre de doenças associadas ao fumo, principal causa evitável de doenças não-transmissíveis.

Além disso, a fumaça do tabaco libera milhares de toneladas de produtos cancerígenos, substâncias tóxicas e gases do efeito estufa.

A dependência da nicotina é muito complexa, e seu tratamento requer um autoconhecimento das razões que fazem cada pessoa fumar, orientações sobre como parar de fumar, como resistir à vontade de fumar e, principalmente, como viver sem cigarro.

Se você fuma e quer parar, procure a Unidade Básica de Saúde para ingressar no programa de tratamento do tabagismo. O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.

O grupo, que teve suas atividades interrompidas por ocasião da pandemia do covid-19, graças à onda verde, pode voltar e reiniciará na primeira semana de outubro.

Os interessados deverão participar das palestras de sensibilização, que vão até o próximo dia 15 de setembro. Procure sua Unidade de Saúde para maiores informações ou ligue na Secretaria de Saúde no número 32258720.

Segue abaixo a relação das unidades com as datas e horário.

Leia mais...
Propaganda

Mais lidas