Cidade
GCM de Nova Serrana realiza estágio anual de qualificação profissional
Capacitação obrigatória atualiza agentes sobre técnicas operacionais, legislação e uso seguro de armamento
Na última semana, a Guarda Civil Municipal de Nova Serrana realizou o Estágio Anual de Qualificação Profissional (EAQP), uma capacitação obrigatória destinada aos agentes da corporação. O treinamento tem como objetivo atualizar conhecimentos técnicos, legais e operacionais do efetivo.
Neste ano, o curso contou com a utilização de novos equipamentos, que contribuem para o aperfeiçoamento das técnicas de manuseio, segurança e emprego operacional de arma de fogo.
A capacitação foi ministrada pelo comandante Rocha e pelo subcomandante Felipe, instrutores autorizados pela Polícia Federal para conduzir treinamentos dessa natureza. A autorização garante que o curso seja realizado dentro dos parâmetros técnicos e legais exigidos pela legislação vigente.
O EAQP tem como finalidade manter e aprimorar as competências profissionais dos agentes, garantindo uma atuação cada vez mais segura, eficiente e alinhada às normas legais.
A base legal do treinamento está prevista na Lei nº 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, além das normativas da Polícia Federal, órgão responsável pela autorização, controle e fiscalização do porte de arma institucional das Guardas Municipais.



