Conecte-se conosco

Bizarro

Garoto de nove anos foge de casa e viaja de Manaus a São Paulo sozinho de avião

Publicados

em

Um garotinho de 9 anos fugiu de casa, entrou sozinho em um avião e conseguiu viajar de Manaus até São Paulo. Ele embarcou sozinho, sem passagem aérea, sem documentos e sem malas. O sonho do pequeno era viver na capital paulista.


Segundo a polícia, para realizar a façanha, o menino pesquisou na internet “como entrar em um avião despercebido”. Ele sumiu na manhã de sábado (26/02) por volta das 7h30 da manhã e só foi localizado no Aeroporto de Guarulhos às 22h00 desse mesmo dia.

“Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa [no bairro Tarumã-Açu] até chegar no aeroporto. Depois olhou no painel o horário dos voos, e entrou em um deles. O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque”, disse a mãe ao G1.

A criança retornou a Manaus na manhã de segunda-feira. Segundo informações da polícia, o pequeno não sofria nenhum tipo de violência familiar, apenas queria morar em São Paulo com outros familiares.

investigação

Os policiais investigam como o garoto conseguiu driblar a segurança, entrar na aeronave e não ser questionado ao longo do trajeto de 2,7 mil quilômetros entre a capital amazonense e Guarulhos, cidade onde fica o aeroporto na Grande São Paulo. O garoto não portava documentos ou mala, e tampouco tinha passagem para o embarque.

Sem dinheiro e sem documento

Para chegar ao aeroporto da capital amazonense, a 16 quilômetros de onde mora, o garoto saiu de casa às 6 da manhã do último sábado (26) e pegou três ônibus, sem dinheiro, em direção ao aeroporto, de acordo com a Polícia Civil. Quando chegou lá, o menino teria se aproximado de uma família para tentar embarcar junto, porém, sem sucesso. Em seguida, se juntou a um grupo com várias crianças e passou pelo raio-x sem ser notado. O voo partiu às 15h50 de Manaus para Guarulhos.

De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, o desaparecimento do menino tinha sido registrado por parentes ainda na manhã de sábado. A Latam, empresa pela qual a criança viajou, informou que identificou o menor desacompanhado durante o voo e acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar para lidar com a ocorrência após o pouso, registrado às 21h09.

Questionada pela reportagem do portal UOL, sobre como a criança conseguiu embarcar sem dinheiro, documentos e responsáveis, em nota, a Latam afirmou que “após investigações internas junto ao sistema de segurança do aeroporto de Manaus, a empresa lamenta o ocorrido e informa que medidas de segurança já estão sendo reforçadas e tomadas para garantir que este tipo de situação não volte a ocorrer.”

O garoto contou que havia perdido o dinheiro dado pela avó para ir à casa da tia em Campinas, e dizia ter 14 anos.
Foi feito contato com a família em Manaus, a tia de Campinas e a polícia, que pediu a intermediação do Conselho Tutelar e o retorno da criança no voo seguinte, o que acabou acontecendo.

De acordo com a assessoria de imprensa da polícia amazonense, o menor está com os pais, em casa, e as câmeras de segurança dos locais onde ele passou foram solicitadas.

Pesquisa na internet

A polícia afirma que foram colhidos depoimentos do menino e dos pais. Questionada se a fuga do menor foi motivada por possíveis maus-tratos que estaria sofrendo, a assessoria negou.

A hipótese mais provável é a de que ele agiu por contra própria, sem a ajuda de adultos e, antes de viajar, fez pesquisas na internet, afirma o comunicado enviado ao UOL.

“A criança agiu sem a ajuda de adultos, e, antes de partir, realizou pesquisas na internet sobre como entrar em um avião despercebida. Segundo a unidade especializada, a criança não tem histórico de violência familiar e, durante
oitivas, a mesma informou que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo, com outros familiares”, diz um trecho da nota da corporação.

Fonte: Com informações do portal Uol e Perfil Fatos Desconhecidos – redes sociais

Foto: Imagem ilustrativa –  redes sociais

Mais lidas