Conecte-se conosco

Clima - Tempo

Frio polar que causará neve no Sul do país vai fazer gear em Minas nesta semana

Avatar

Publicados

em

A partir da próxima quinta-feira (20), uma massa de ar polar e de alta umidade vai atingir a região Sul do Brasil e de São Paulo, causando baixas temperaturas, geada e até mesmo queda de neve. Minas Gerais deve ter reflexos desse fenômeno, no entanto, não sentirá os efeitos como os Estados vizinhos.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Francisco de Assis Diniz, tudo começará com chuva, que depois virá acompanhada de queda nos termômetros. “No primeiro dia, terá chuvas no Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata, principalmente. Depois, vai chegar o frio e pode ter geada. Neve mesmo será em regiões como o Sul do Paraná, Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e, talvez, na Serra da Itatiaia, no Rio de Janeiro”, disse.

Ainda de acordo com Diniz, ainda não é possível fazer previsões de temperaturas com exatidão, mas elas podem se aproximar de 0ºC. “A chuva já deve começar na quinta-feira e sexta-feira. O frio intenso deve ser no fim de semana e início da semana que vem, e devemos ter entre 2ºC e 4ºC no Sul de Minas”, previu.

Entenda

A expectativa é que essa massa de ar polar seja a mais forte de 2020, causando baixas temperaturas até mesmo abaixo de 0ºC, também na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru,

De acordo com o Instituto Climatempo, o dia com maior chance de nevar e de ocorrer outras precipitações de inverno, como chuva congelada, é na sexta-feira (21). Neste dia, estes fenômenos poderão ocorrer desde a madrugada até a noite nas áreas de serra a planalto do Rio Grande do Sul, serra, planalto sul e planalto norte de Santa Catarina e na região serrana do sul do Paraná, onde está a cidade de Palmas, por exemplo.

Fonte: Por Gabriel Moraes – O Tempo

Foto: Imagem Ilustrativa Web –  Monte verde

Mais lidas