Conecte-se conosco

Atualidade

“Fraternidade e Superação da Violência”

Avatar

Publicados

em

Campanha da Fraternidade que se inicia nesta quarta-feira de cinzas tratará da violência em 2018

A Campanha da Fraternidade é um ato proposto pela Igreja Católica, como reflexão no período da Quaresma e com bases para trabalho junto a outros setores sociais. A cada ano é proposto um tema, neste ano de 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”, e com o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Com o estudo desse tema aCF 2018, além de mapear a violência, colocará, também, em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo.

“A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma padre Luís, secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A ação Campanha da Fraternidade tem em sua história um pequeno grupo de padres recém-ordenados, sob a coordenação de Dom Eugenio Sales, reunia-se em Natal, cada mês, para rezar e refletir sobre a Igreja e a Pastoral. Daí surgiram várias iniciativas postas em prática, com sucesso.

Destas propostas também surgiram várias conquistas que até hoje são fundamentais, como a organização sistemática dos trabalhadores em sindicatos rurais, por exemplo. A Campanha da Fraternidade, posteriormente assumida em nível nacional pela CNBB no ano de 1964.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas