Conecte-se conosco

Curiosidade

Fotógrafo amador registra raio no formato de mapa do Brasil; veja foto

Publicados

em

Um show de raios na noite desta segunda-feira (4/4) no bairro da Liberdade, localizado na região central de São Paulo rendeu um registro impressionante ao fotógrafo amador Murilo Oliveira, de 28 anos. A foto feita por ele captou um raio que se assemelha ao formato do mapa do Brasil.

Na data, às 22h19, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu uma nota com a informação de que um temporal de chuva com moderada intensidade atingiu a zonas Sul, Norte, Leste, Oeste e Centro da capital paulista.


Murilo estava estudando em seu quarto por volta desse horário, quando percebeu o início de uma ventania, com raios centrados. Foi então que o fotógrafo se levantou rapidamente, montou o tripé na sala e abriu a janela.

Ele conta que acionou a câmera para ver se conseguia captar alguma coisa e acabou captando alguns raios. “Montei o tripé na maior correria para não perder nenhum momento desse espetáculo.” Veja abaixo outro registro de raio feito por Murilo.

Raio em São Paulo na última segunda-feira (4) — Foto: Murilo Oliveira

Raio em São Paulo na última segunda-feira (4) — Foto: Murilo Oliveira

Murilo afirma que a foto é totalmente real e que só foi perceber a representação do mapa na imagem quando a postou nas redes sociais. “Fiquei bem impactado”, disse ele.

O registrou causou repercussão entre os internautas. “Eu estava editando a imagem em um programa no computador para melhorar a sombra, nitidez, luzes, como de costume, e só quando eu postei vi que realmente parecia a foto do mapa do Brasil” […] Montei um vídeo no Instagram e acabou que começou a estourar, o pessoal começou a comentar a similaridade com o nosso mapa e até agora está repercutindo”, detalhou.

‘Loteria dos raios e da fotografia’

O fotógrafo amador conversou com o g1 e disse que o registro foi inesperado. “É um registro que até comentei no meu Instagram ser a loteria dos raios e da fotografia porque é quase impossível você conseguir um resultado desse, foi bem inesperado mesmo”, contou.

Minhocão — Foto: Murilo Oliveira

Minhocão — Foto: Murilo Oliveira

Murilo é arquiteto e desde 2017 faz trabalhos como fotógrafo por hobby. Em suas redes sociais, ele costuma compartilhar registros feitos pela cidade de São Paulo.

“Sempre gostei de fotografar São Paulo, especialmente, então acabou que virou meu hobby e, às vezes, faço trabalho de fotografia de arquitetura e interiores também”, disse Murilo.

Incidência de raios aumenta no Brasil

O Brasil é o país que tem a maior incidência de raios em todo o mundo. E, neste início de 2022, o número aumentou.

Eles estão cada vez mais frequentes: de repente, um clarão corta o céu. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2021, 66 milhões de descargas elétricas atingiram o Brasil.

Incidência de raios no Brasil aumenta 16% no início deste ano

Incidência de raios no Brasil aumenta 16% no início deste ano

“Frentes frias que vêm do Sul, umidade que vem da Amazônia, montanhas e temperaturas altas. Essas quatro coisas se combinam muito bem para gerar essa grande incidência de raios no Brasil”, diz Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

E é no verão que eles mais acontecem, pois, quanto mais quente fica o ar, mais leve ele fica e tende a subir mais rápido para a atmosfera. O ar quente se encontra com temperaturas mais frias, formando gotículas de água. Elas se transformam em partículas de gelo, que se chocam dentro das nuvens, gerando a eletricidade. Só em janeiro, se formaram mais de 16 milhões de raios.

Os pesquisadores já indicam que nos próximos anos essa quantidade de raios deve aumentar no nosso país. Com mais descargas elétricas caindo, por exemplo, perto das casas e nas linhas de transmissão, a população e os serviços de energia ficam mais vulneráveis.

Mais lidas