Conecte-se conosco

Cidadania

Fiat recupera 139 respiradores e entrega para hospitais de Minas Gerais

Avatar

Publicados

em

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) entregou, na última quarta-feira, dia 22 de abril, 18 respiradores que foram consertados pela montadora em uma parceria com o Senai. Segundo informado 139 equipamentos foram recuperados ao todo pela montadora.

Conforme informado seis aparelhos foram devolvidos ao Hospital da Baleia, na região Leste de Belo Horizonte, dois à Santa Casa, na região Centro-Sul da capital, e dez foram entregues à Polícia Militar, que vai distribuir o equipamento para hospitais do interior de Minas Gerais.

Cabe ressaltar que todos os equipamentos que foram recuperados pela empresa serão serão usados pela saúde pública de Minas Gerais para o tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19).

A empresa recebeu nos últimos dias 139 respiradores, sendo que 75 foram em dias anteriores – 57 ainda estão em manutenção, e 18 já foram devolvidos –, de 22 cidades mineiras e 27 hospitais para serem consertados. Outros 64 aparelhos chegaram nesta quarta à fábrica.

Dez foram entregues pelo Exército, sendo quatro vindos do Amapá e seis da cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Outros 54 foram entregues pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado e são aparelhos vindos de diversas cidades de Minas Gerais.

Trabalham no conserto dos aparelhos 16 funcionários treinados pelo Senai e que atuam em dois turnos. “Nós identificamos os defeitos, nos organizamos para consertar, e, depois de pronto, uma empresa contratada emite um laudo quanto à manutenção, e os aparelhos são devolvidos aos hospitais”, explicou Leonardo Amaral, gerente de Assuntos Regulatórios e Compliance da Fiat e responsável pela força-tarefa de manutenção dos respiradores.

A força-tarefa para consertar os aparelhos foi criada pelo Senai e pelo Ministério da Economia, em parceria com dez grandes indústrias instaladas no Brasil. Estima-se que cada respirador recuperado possa atender até dez pacientes. Além da entrega dos seis respiradores reparados, a Fiat também doou, nesta quarta-feira, 60 protetores faciais plásticos ao Hospital da Baleia, que se prepara para disponibilizar e equipar cem leitos aos pacientes da Covid-19. Para isso o hospital pede ajuda financeira, que pode ser feita por meio das redes sociais da instituição.

Sobre os protetores faciais, a Fiat informou que “as impressoras 3D, normalmente utilizadas para o desenvolvimento de projetos de inovação em várias áreas da empresa, foram alocadas para a produção desses equipamentos essenciais à proteção dos profissionais de saúde da linha de frente”.

Fonte: O Tempo

Foto: Leo Lara/Divulgação Fiat

Mais lidas