Conecte-se conosco

Governo Estadual

Em meio ao coronavírus dengue segue fazendo suas vítimas em Minas Gerais

Avatar

Publicados

em

Nos últimos dias a pandemia de coronavírus tem chamado a atenção das autoridades e da imprensa quanto a fragilidade do sistema de saúde e medo de que um cenário drástico como o presenciado na Europa cause mais vítima em todo o Brasil.

Diante dos prognósticos do ministério da saúde, Minas Gerais deverá ser um dos estados com os piores índices de coronavírus do país, contudo, a fragilidade do sistema de saúde pública mineira, não fez com que outras doenças deixassem de assolar o Estado.

A dengue, velha conhecida dos mineiros segue fazendo vítimas em todo o Estado, e somente neste ano, pode ter tirado a vida de 30 pessoas.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, em 2020, até o momento, Minas Gerais registrou 46.681 casos prováveis de dengue. Quanto aos óbitos, em 2020, foram registrados 4 (quatro) óbitos em decorrência da doença nos municípios de Alfenas, Medina, Itinga e Carneirinho, sendo que outras 26 mortes em investigação.

Já relacionado a Febre Chikungunya, foram registrados em 2020, até o momento, 807 casos prováveis da doença. Há um (1) óbito em investigação no município de Campo Belo.

Quanto ao em relação à Zika, em 2020 foram registrados 259 casos prováveis, sendo 29 em gestantes.

Vale ressaltar que todas as três doenças são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti.

Nova Serrana e região

Se tratando de Nova Serrana, até o momento a cidade obteve 253 casos notificados de dengue, números que apontam a gravidade do cenário. Em 15 semanas de 2020, foram registrados uma média de 17 casos por semana, ou seja, mais de dois casos por dia.

Contudo o quadro em Nova Serrana é brando quando comparado a outros municípios da região centro-oeste mineira. Cidades como Pará de Minas, 1923 casos notificados e Campo Belo, 1762 casos, mostram que cenário na região é mais grave do que se imagina.

Ao todo a região centro-oeste, em seus 54 municípios que compõe a regional de saúde de Divinópolis somam até o momento 7413 casos notificados de dengue. Entre os municípios os que presenciam um quadro mais grave além de Pará de Minas e Campo Belo, são Formiga, 1073 casos, Bom Despacho 545 e Santo Antônio do Monte com 355 casos notificados.

Mais lidas