Conecte-se conosco

Veículos

Documentos de veículos também terão versão eletrônica

Avatar

Publicados

em

Após o lançamento do Título Eleitoral e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Governo Federal anuncia que o registro e o licenciamento de veículos automotores terão também uma versão digital.

De acordo com o Governo Federal o documento já pode ser baixado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital), já disponível tanto para o sistema Android como para o IOS.

A primeira unidade federativa a fazer uso deste documento é o Distrito Federal, mas segundo o ministro das cidades, ainda não há um prazo determinado para que os demais estados venham aderir o projeto. “Não há ainda um prazo definido para que os demais estados aderirem porque a adesão é voluntária e depende dos órgãos de trânsito”, disse o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Conforme anunciado o aplicativo reunirá, na mesma plataforma, CNH, seguro obrigatório e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), facilitando assim o acesso às informações de condutor e veículo em questão.

Segundo o ministro, a ideia do aplicativo é facilitar a vida do cidadão e diminuir as filas dos departamentos de trânsito. “Mais de 97 milhões de brasileiros possuem CRLV; mais de 60 milhões possuem carteira de habilitação; e mais de 23 milhões de pessoas possuem a habilitação com o QR Code (espécie de código de barras que pode ser verificada pelos agentes de trânsito durante as abordagens). Esse aplicativo tornará a ida ao Detran desnecessária para boa parte dessas pessoas”, explicou o ministro.

PRAZOS – Mesmo sem um prazo definido para que os departamentos de trânsito das demais unidades federativas passem a adotar a versão eletrônica do documento, a expectativa do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, é de que até o final do ano todos estados já estejam operando com o aplicativo.

Para ter o documento em seu celular, é necessário que o proprietário do veículo esteja em dia com o licenciamento. Quem já tem a CNH Digital não precisa fazer o download da Carteira Digital de Trânsito, basta apenas atualizar o aplicativo da CNH Digital. Em seguida, basta adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o antigo DUT.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas