Conecte-se conosco

Defesa civil

Defesa Civil emite alerta de chuvas em Nova Serrana e região até o próximo dia 10 de janeiro

Publicados

em

Nova Serrana e as demais cidades de região permanecem em estado de alerta para as chuvas até o próximo dia 10 de janeiro. O alerta foi emitido pela Defesa Civil, informando que a população deve ficar atenta diante do quadro de constantes chuvas e possibilidade de alagamentos e deslizamentos pelos próximos sete dias.


Segundo informado pela Defesa Civil, o Insituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu um alerta com alto risco de “Chuva superior a
60 mm/h ou acima de 100 mm/dia”.

No comunicado o INMET reforçou o “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”.

Conforme o informe uma das áreas que tem maior possibilidade é justamente a região Centro-Oeste Mineira, a qual Nova Serrana faz parte.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil na capital do Calçado, Selma Fernandes, “é importante que a população fique atenta, observe os sinais de alagamento, deslizamento de terra, monitore possíveis encostas e em caso de abatimento do solo ou trincas nas residências, que saiam dos imóveis e entrem em contato imediatamente coma  Defesa Civil de Nova Serrana e com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG)”.

Ainda de acordo com Selma Fernandes, “pelo menos durante este período, as famílias que estão em área de deslizamento devem se precaver e procurar outros locais para dormir, uma vez que o solo está encharcado e o risco é eminente”.

Finalizando em nota encaminhada a Defesa Civil de Nova Serrana orienta a todos que neste momento a população deve estar atenta e tomar todas as precauções tomando as seguintes precauções:

  • observar trincas no solo
  • levantar móveis e eletrodomésticos
  • evitar transitar em vias alagadas
  • levar a família e animais domésticos para abrigo em local seguro
  • desligar energia elétrica
  • não se abrigar próximo a árvores
  • evitar ficar perto de taludes (devido ao risco de deslizamento de terra).
  • Orientamos também que em situação de emergência estar acionando a DEFESA CIVIL (199), BOMBEIRO MILITAR (193), GUARDA CIVIL MUNICIPAL (153) E POLÍCIA MILITAR (190).

Confira o alerta emitido pela Defesa Civil para os municípios mineiros:

Mais lidas