Conecte-se

Esportes

Cruzeiro anuncia a contratação do volante equatoriano José Cifuentes

Publicado

em

José Cifuentes chega por empréstimo após passagem pelo Rangers, da Escócia - Créditos: Divulgação/Cruzeiro

Jogador chega ao clube por empréstimo após passagem pelo Rangers, da Escócia

O Cruzeiro anunciou nesta quarta-feira (7) a contratação do volante equatoriano José Cifuentes, de 24 anos. O jogador pertence ao Rangers, da Escócia, e chega por empréstimo ao clube celeste até o fim da temporada 2024. Com informações de Itatiaia.

José Cifuentes é uma grande promessa do futebol do Equador. Revelado pela Universidad Catolica, de Quito, o meio-campista já se destacou em sua primeira temporada como profissional.

Pela Universidad Catolica, Cifuentes marcou sete gols em nove partidas em 2016, quando tinha apenas 17 anos de idade. Curiosamente, o volante anotou quatro gols em uma goleada sobre o Mushuc Runa, por 6 a 1, pelo Campeonato Equatoriano.

Em 2017, depois de quatro partidas e um gol, José foi emprestado ao América, de Quito, onde ficou até 2019. Por lá, Cifuentes disputou 19 confrontos e marcou um gol.

Convocações para a base da Seleção Equatoriana

Ainda em 2019, Cifuentes disputou o Sul-Americano Sub-20 e a Copa do Mundo da categoria. Com a presença do volante, o Equador, inclusive, foi campeão continental naquele mesmo ano.

Ida aos Estados Unidos e sucesso na MLS

Com bom desempenho no América, José Cifuentes foi contratado pelo Los Angeles FC, dos Estados Unidos, em 2020. Em um mercado alternativo, o equatoriano ganhou experiência e registrou números interessantes.

Pelo clube da Major League Soccer (MLS), Cifuentes foi titular absoluto e atuou por quatro temporadas. Ao todo, foram 120 jogos, 15 gols e 19 assistências no período.

Cifuentes é jogador de Copa do Mundo

Três anos depois de ter disputado o Mundial Sub-20, Cifuentes vivenciou o auge de um jogador profissional: entrar em campo em uma Copa do Mundo pelo seu país. Convocado para o torneio no Catar, o volante atuou na estreia contra os cataris e no duelo com Senegal, ambos pela fase de grupos.

Como o Equador foi eliminado na primeira fase, Cifuentes fez apenas dois jogos dos três possíveis na Copa do Mundo.

Primeira experiência na Europa

Após ter sido peça fundamental no Los Angeles FC, o meio-campista se transferiu ao Rangers, em agosto do ano passado, e deu mais um salto na carreira. Ao lado do arquirrival Celtic, o clube é o mais tradicional da Escócia.

Para contratar Cifuentes, o Rangers desembolsou pouco mais de R$ 7 milhões, com um vínculo de quatro anos. No entanto, nos últimos dois meses, Cifuentes perdeu espaço com a chegada do técnico belga Philippe Clément.

Na temporada 2023/2024, Cifuentes já realizou 20 jogos e deu duas assistências. A equipe escocesa disputou 38 partidas até o momento.