Conecte-se conosco

Administração

Crescimento de novas empresas atinge média de 18 % em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

Nova Serrana registra significativo crescimento no número de aberturas de empresas em 2018

A Sala Mineira de Empreendedorismo divulgou nesta quinta-feira, dia 14 e março, de forma exclusiva ao Jornal O Popular, os números referentes a abertura de empresas em Nova Serrana, e de acordo com os dados encaminhados um crescimento de quase 20% foi registrado.

O crescimento econômico passa pelo calçado, mas também foi informado que outros setores como os de prestação de serviços vem demonstrando em constante crescimento desde o ano de 2017.

Foi registrado no município entre os anos de 2017 e 2018 um crescimento superior a 1.300 empresas. Segundo os dados encaminhados a nossa redação, em 2017 o município cotava com 7.360 empresas em funcionando, já em 2018, 8.714 estavam abertas ao final do ano.

De forma geral, o último ano foram contabilizadas 1.354 novas empresas o que representa um aumento de 18% do número de empresas no município.

A sala Mineira do empreendedor também destacou que a Formalização de empresas EIRELI, LTDA e Sociedade Limitada vêm registrando um crescimento significativo já em 2019.

Ao longo de 2017 foram instituídas 179, em 2018 180, e somente entre o mês de janeiro e o dia 10 de março deste ano já foram constituídas 89 nestes formatos.

Segmentos

Outro dado relevante levantado por este Popular é referente aos segmentos de mais abrangência e atuação em Nova Serrana. Como não poderia ser diferente, por se tratar de uma cidade industrial e com o produto calçado, muito bem definido e identificado como sua principal atividade, os dois segmentos que tem maior abrangência no município estão relacionados à fabricação de calçados.

As informações da Sala Mineira apontam que o 1º segmento de maior representatividade é o de produção e comércio de Calçados e o 2º Produção de partes de calçados (pespontos e afins).

O terceiro setor em destaque é a Prestação de serviços pessoais como manicures, Cabeleireiros, serviços de entregas, serviços de transportes, Serviços de construção civil etc.

Por fim outra atividade que tinha pouca representatividade e cresceu no município foi o setor de serviços combinados de saúde que hoje ocupa a quarta colocação em Nova Serrana e segundo apontado pelo secretário de Indústria e Comércio, Marco Aurélio Lacerda “desde o início das obras do Hospital Santa Mônica, tivemos um aumento significativo em serviços de saúde, nestes incluímos Clínicas, Laboratórios e Farmácias. Novas clínicas que possuem até 15 profissionais de saúde vieram atuar na cidade a partir do anuncio da construção do Hospital”. Considerou.

Diversificação e estratégia

O secretario apontou que “Sobre a diversificação de negócios, temos trabalhado desde o início da gestão para que Nova Serrana possa ser perene na sua construção econômica face aos investimentos de setores diversos”.

Segundo Marco Aurélio o executivo se planejou para buscar essa diversificação. “Fizemos um planejamento com foco no comércio e serviços, onde conseguimos aumentos consideráveis nos números das empresas de comércio e serviços, valorizando o pequeno, médio e grande, fato este que pelos projetos adotados permitiu que os números de postos de empregos não fossem mais deficitários devido ao número de contratações no comércio de Nova Serrana, mostrando o quanto é salutar para a economia local essa diversificação”. Destacou o secretário.

Dentre as estratégias que foram adotadas Marco Aurélio ressalta o acompanhamento do mercado e o aquecimento proposto de forma regular. “No tocante ao aquecimento de mercado, mantemos a mesma expectativa de crescimento moderado na faixa dos 3%, o que torna o cenário favorável devido à grande crise enfrentada nos últimos anos. Acompanhamos bem de perto a situação da balança comercial superavitária, como a tempos não víamos e também o número de exportações de calçados que para Nova Serrana apesar de exportar uma pequena parte de sua produção é beneficiada com o espaço aberto dentro do mercado nacional, deixado por aquelas industrias que focam agora na exportação”. Afirmou.

O Secretário finalizou indicando que “a indústria de Nova Serrana continua forte, mostrando sua capacidade de reinventar e driblar as crises que enfrentamos ciclicamente. E para continuarmos crescendo e vencendo os desafios, temos trabalhado incansavelmente para aplicar uma nova fase de desenvolvimento econômico, o da indústria da tecnologia. Temos realizado visitas técnicas, conversado com instituições de ensino superior e pesquisa para que em breve possamos inaugurar mais um marco dentro da indústria, inclusive calçadista, modernizando nosso parque e trazendo mais investimentos no setor de tecnologia”, finalizou o secretário de indústria e comércio, Marco Aurélio Lacerda.

PUBLICIDADE

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas