Conecte-se conosco

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros combate incêndio na Serra da Igrejinha em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Nova Serrana, realizou na última quinta-feira, dia 22 de agosto, o combate a um incêndio na Serra da Igrejinha em Nova Serrana.

Conforme a ocorrência, por volta das 14 hs ao avistar uma intensa fumaça que era de longe percebida, militares do CBM compareceram a Serra Igrejinha, ao qual estaria acontecendo um incêndio em vegetação de grandes proporções.

Segundo informado o foco de incêndio poderia ser visto tanto da cidade de Nova Serrana quanto das comunidades locais, devido ser uma serra. A iniciativa se deu apos a guarnição em atendimento a ocorrência de resgate visualizar tal incêndio, sendo constatado o risco uma vez que as chamas se dirigiam para várias fazendas de gado e também para uma capela no alto da serra.

Outro ponto que levou os militares a uma rápida intervenção é o fato de que o local  é conhecido como uma área turística de grande relevância, não só religiosa quanto também em sua biodiversidade.

Ainda de acordo com as informações repassadas o combate ao incêndio se deu até que não fosse mais possível visualizar as chamas, nem focos secundários. Por fim, os militares fizeram um minucioso rescaldo, pois devido ao local ser de difícil acesso, e em caso de alguma reignição não combatida a tempo, todo o trabalho seria em vão.

Durante o combate as chamas foram utilizados bomba costais, abafadores e sopradores. Houve a queima de aproximadamente 10 hectares de pastagens e pequenos arbustos, ficando resguardada a mata nativa da serra.

Foram registrados danos feitos pela ação do fogo nas cercas de divisa entre a serra e as fazendas confrontantes, não sendo possível aferir valores. Para conhecimento, durante toda a operação, não foi registrado a presença de pessoas no local. O trajeto de combate as chamas foi feito todo a pé pelos Bombeiros.

Por fim o comandante do CBM em Nova Serrana Tenente Thales Gustavo informou que somente no ano de 2019, já foram registrados mais de 170 atendimentos de incêndios dessa natureza pelos Bombeiros Militares em Nova Serrana.

Mais lidas