Conecte-se conosco

Colunistas

Contágio social

Dênio Benfica

Publicados

em

Você já ouviu falar em contágio social e sobre como ele pode te influenciar, tanto de forma positiva como de forma negativa?

Muitas vezes essa influência se dá de forma inconsciente. Pois devido aos nossos neurônios espelhos, temos tendência de repetir comportamentos das pessoas que estamos próximas e que estivermos observando num dado momento.

Você já observou que quando passamos um tempo mais longo próximo de pessoas que tem um vocabulário diferente do nosso e até mesmo alguma mania de gestos a gente passa a usar aquele linguajar e a executar aqueles gestos que vemos as pessoas fazendo?

Quando chegamos a uma roda de pessoas tendemos praticar os mesmos comportamentos delas. Por exemplo: se chegamos e eles estão reclamando da vida, falando dos outros e sendo negativos, tendemos a fazer o mesmo.

Agora o contrário também é verdadeiro. Quando chegamos a uma roda de pessoas e as mesmas estão falando sobre prosperidade, coisas positivas, buscando encontrar soluções para ajudar outras, tendemos a fazer o mesmo.

Esse comportamento se dá em todas as áreas da nossa vida. Se você estiver passando por dificuldades financeiras, basta olhar para suas companhias, para as pessoas e os lugares em que estiver investindo mais tempo.

Se você está com baixa performance, baixa alto estima, falta de confiança ou qualquer tipo de déficit, faça esse exercício, caso você chegue a conclusão de que as pessoas que você está investindo mais tempo estão na mesma situação e que os lugares que você estiver frequentando só tem gente na mesma situação, você já sabe que deve fazer algumas trocas.

Busque por grupos de pessoas que estão aonde você deseja estar, que falam sobre coisas que você enxerga que são seus objetivos. Esse meio irá elevar sua régua, irá exigir mais de você, que você se esforce mais para estar a altura deles e conviver com eles, você irá se tocar que para estar naquele grupo, não pode ser apenas sangue suga, você terá que se doar, contribuir a altura.

Essa questão do contágio social é tão forte, que até mesmo questões que muitas vezes passam despercebidas impactam nossa vida no dia a dia. As roupas que usamos, as palavras que proferimos, os alimentos que degustamos, as músicas que ouvimos, tudo que assistimos impactam em nosso humor e vai nos moldando, construindo nossas crenças e formando nossas percepções.

Isso é socialmente adequado, para não sermos rejeitados, que é um grande medo que as pessoas têm.

Ao entendermos o poder do contágio social em nossa vida, podemos nos beneficiar e fazer melhores escolhas. Cerque-se de pessoas que causem um impacto positivo em sua vida, que te leve pra cima, que te motive a ir em busca da realização dos seus sonhos, que te faça crescer pessoal e profissionalmente.

Existe uma frase que diz que somos a média das 5 pessoas que mais convivemos juntos e dos 5 lugares que mais frequentamos. Não se esqueça que você também impacta de alguma forma o ambiente em que você está inserido.

Como você tem impactado esses ambientes; de forma positiva ou negativa?

Teve algum insight lendo este artigo? Compartilhe-o comigo no @deniobenfica ou no whatsapp (37) 99145-9936. Eu sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para pessoas e negócios. Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Mais lidas