Conecte-se conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Confira como foi a homenagem da Câmara Municipal para atletas e desportistas de Nova Serrana

Publicados

em

A noite desta quinta-feira (11/11) na Câmara Municipal foi dedicada a prestar o merecido reconhecimento a atletas e grandes desportistas de Nova Serrana, que de alguma forma representam o nome da cidade através do esporte; e também equipes e atletas do passado, e aqueles em atividade, que colocaram o nome de Nova Serrana em evidência; e até mesmo empresas ou instituições que valorizam o esporte local. A homenagem foi instituída por meio da Resolução 261/2021 de autoria dos vereadores Cabral (SDD), Dete do Katôco (AVANTE), Guilherme Tinik (AVANTE) e Cleiton Surf Star (PSC) e leva o nome de Medalha de Honra ao Mérito Desportivo Professor Ruy Borborema.


Trinta atletas de várias categorias do esporte estiveram presentes, dentre eles, pessoas ligadas ao Futebol, CrossFit, Motocross, Jiu-jitsu, Mountain Bike e outros. Inclusive com a participação de representantes de atletas de Nova Serrana que estão participando de competições em níveis nacional e internacional.

A Medalha Ruy Borborema, conforme Projeto de Resolução 004/2021, foi entregue em quatro modalidades: Reconhecimento Esportivo; Legado Esportivo; Destaque Esportivo; e Homenagem Póstuma.

Todos os indicados receberam um certificado de Honra ao Mérito Desportivo e concorreram à Medalha Professor Ruy Borborema.

Os vencedores foram:

Na Categoria Reconhecimento Esportivo – para atletas, técnicos ou dirigentes em atuação e que estejam proporcionando reconhecida contribuição para o desenvolvimento do esporte local, inclusive na modalidade amadora – o vencedor foi Petrônio Batista Gonçalves;

Na Categoria Legado Esportivo – destinado a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado pela notável contribuição para o esporte no município de Nova Serrana – o vencedor foi o Deputado Fábio Avelar;

Na Categoria Homenagem Póstuma – para atletas ou desportistas falecidos, como forma de reconhecimento pelo seu papel e contribuição ao esporte de Nova Serrana e região – o indicado foi Paulo Roberto de Oliveira;

Na Categoria Destaque Esportivo – para equipes ou atletas domiciliados em Nova Serrana e que tenham se destacado em eventos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais – o vencedor por votação popular foi Neo Barbosa e o vencedor por votação presencial foi Ronaldo Rodrigues de Souza.

Categorias da Medalha Professor Ruy Borborema

Foram 13 pessoas indicadas na Categoria Reconhecimento Esportivo; 13 indicados na categoria Legado Esportivo; três indicados na categoria Destaque Esportivo e uma Homenagem Póstuma:

Os indicados da categoria Reconhecimento Esportivo foram: Leila Rodrigues; Geraldo Cassiano; Rafael Pinheiro Barbosa; Arísio Lacerda Bento; Myke Allan Flávio da Silva; Petrônio Batista Gonçalves; Celso Uilio Gonçalves; Rafael Carlos Andrade; Antônio Carlos de Oliveira; Carlos Luiz da Silva; Joseane Koch; Ernane Faria da Silva; e Alvimar Francisco dos Santos.

Os indicados da categoria Legado Desportivo foram: Adrenalina  Academia; Frederico Cassiano; João Paulo dos Santos; Carlos Francisco de Oliveira; Carlúcio Procópio da Silva; Araguaia Campestre Clube; Zeus Calçados; José Henrique Vieira de Melo; Marcelo da Silva Martins; José Willian Gonçalves; Via Vip (Pedal Vip); e Osvaldo Maria de Castro (Soró); e Fábio José de Oliveira.

A homenagem póstuma foi concedia a Paulo Roberto de Oliveira.

Os indicados da categoria Destaque Esportivo foram: Eduarda Camargos Pereira; Neocícero de Jesus Barbosa; e Ronaldo Rodrigues de Souza.

Votação para escolha dos vencedores

Todos os indicados à Medalha Professor Ruy Borborema receberam o certificado da Câmara Municipal, e participaram de uma votação para definir ‘um’ dentre os demais da categoria para receber a Medalha Professor Ruy Borborema.

Desde o dia 20 de outubro, foi aberta no site da Câmara Municipal, uma votação popular para a principal categoria “Destaque Esportivo”. E, para esta e demais categorias também houve a votação por cédulas, das quais participaram os indicados da categoria oposta, vereadores e também “Conselho de Notáveis” formado por pessoas que já atuaram ou atuam na área desportiva por pelo menos um ano. São técnicos de modalidade esportiva; jornalista; cronista ou radialista. Neste ano de 2021 o Conselho de Notáveis foi composto por: Antônio Fernandes de Lima; Edson Caetano de Freitas; Geraldo Wagner de Oliveira; e Robson França Xavier.

Subsecretário Estadual de Esportes prestigia solenidade e é homenageado pelos vereadores

A solenidade para outorga da Medalha Professor Ruy Borborema contou também com a presença do Subsecretário Estadual de Esportes, José Francisco Filho (Pelé do Vôlei) que foi eleito sete vezes consecutivamente o Melhor Atacante do Campeonato Brasileiro e que durante nove anos serviu a Seleção Brasileira disputando um total de 165 jogos pelo país e tem feito um trabalho de valorização do esporte em Minas Gerais.

Diante do seu reconhecido talento esportivo, sua exitosa trajetória como atleta e vasta contribuição e incentivo para o desenvolvimento do esporte como subsecretário do Governo do Estado, Pelé do Vôlei recebeu, da Câmara Municipal de Nova Serrana uma Moção de aplauso.

Homenagem ao professor Ruy Borborema

É muito interessante ressaltar que sempre que uma condecoração ou honraria é instituída, é preciso dar a ela uma denominação. E de forma muito receptiva e, muito acolhedora os vereadores aprovaram a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo com o nome de: “Professor Ruy Borborema”!

Durante a solenidade uma homenagem foi entregue a Arlen Dutra, representando todos os amigos e familiares do Professor Ruy, além da exibição de um vídeo muito emocionante em reconhecimento à contribuição e ao legado dele para o esporte e para todas as futuras gerações do município.

O presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD) ressaltou que “Para a Câmara de Nova Serrana é uma honra servir de instrumento para a valorização do esporte do município e ser uma grande incentivadora desta e da futura geração de atletas, técnicos e demais desportistas”.

Conheça mais sobre os vencedores:

BIOGRAFIA DE PETRÔNIO BATISTA GONÇALVES

(Vencedor da Categoria Reconhecimento Esportivo)

Petrônio Batista Goncalves nasceu no dia 12 de junho de 1988 na cidade de Capelinha/MG, filho de Jose Valtinho Goncalves de Oliveira e Maria Clarete Batista. Adepto das artes márcias desde os seus 8 anos de idade (começou com o kung fu e capoeira, aos 13 anos iniciou com o Muay Thai e Jiu Jitsu). Hoje completa 20 anos na arte, faixa preta 2º grau de Jiu Jitsu e grau preto de Muay Thai, devidamente registrado pelas maiores confederações das modalidades.

Petrônio residente em Nova Serrana desde 2005. Recebeu em 2018 o título de cidadão honorário de Nova Serrana e o reconhecimento pelos seu trabalho como esportista e treinador de Artes Marciais.

Atleta profissional e treinador de Jiu-jítsu / Muay Thai e MMA, somando mais de 100 títulos como atleta e mais de 1.000 títulos como treinador destas modalidades. O multicampeão nacional e internacional é líder da equipe PETRÔNIO BATISTA TEAM e ministra aulas no projeto social do bairro Cidade Nova com mais de 100 crianças inscritas.

Representou a cidade de Nova Serrana em diversas cidades da Europa ministrando aulas, seminários e campeonatos.

BIOGRAFIA DE FÁBIO JOSÉ DE OLIVEIRA

(Vencedor da Categoria Legado Esportivo)

Fábio José de Oliveira, conhecido como Fábio Avelar, nasceu no município de Nova Serrana, em 26/06/1972. É casado, tem duas filhas e atua como deputado estadual, empresário do setor calçadista e incentivador do esporte.

Em 2012 foi eleito vice-prefeito de Nova Serrana, especialmente pela sua atuação no esporte. Como vice-prefeito, a pauta do esporte teve destaque e isso o conduziu, em 2014, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde foi designado como membro efetivo da Comissão Permanente de Esporte, Lazer e Juventude.

Como atleta, ainda na categoria juvenil, atuou pelas equipes do Juventus, Cabeça de Calango e Dinokão. Passou ainda pelo “3 de Maio de Barretos”, Cruzeirinho de Canjicas, Botafogo, Costas, Anulos, Medeiros, Novais, Palmeiras, Esquisito, Colatina, Atalanta, Real Madri, Nacional de Nova Serrana.

Nos últimos anos, montou o Avelar Futebol Clube, uma equipe formada por veteranos e ex-jogadores profissionais de sua geração, que levam alegria e disseminam o esporte por várias cidades do estado, sempre levando o nome de Nova Serrana.

Apaixonado pelo futebol, Fábio Avelar conquistou vários títulos como atleta. E fora de campo, sempre investiu no esporte, seja como empresário ou como agente político.

Trabalhando de sol a sol, Fábio não se desliga do esporte, e abre a sua residência nos fins de semana para que os amantes do futebol possam jogar, interagir e manter a paixão pelo esporte.

BIOGRAFIA DE PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA

(Indicado da Categoria Homenagem Póstuma)

Paulo Roberto de Oliveira, mais conhecido como Paulinho, nasceu na capital mineira Belo Horizonte, cresceu no bairro Nova Cintra e deste pequeno se destacou no futebol por sua habilidade com a perna canhota.

Paulinho logo foi encaminhado para realizar testes em algumas escolinhas de futebol, chegando a ser selecionado para participar de uma peneira para as categorias de base do Cruzeiro, mas por ser torcedor do rival Atlético Mineiro, no dia do teste não conseguiu entrar no local de treinamento da escolinha cruzeirense e voltou logo quando estava no portão de entrada. Mais tarde foi selecionado para fazer parte da categoria de base do Atlético Mineiro, seu time de coração, mas após algumas lesões no joelho não conseguiu subir para o time profissional do galo.

Ao chegar em Nova Serrana, já com seus 19 para 20 anos, jogou por vários clubes, mas se destacou mesmo jogando pelo Juventus e Nacional, estando sempre entre os melhores jogadores em diversos campeonatos municipais e regionais. Mais uma vez as lesões no joelho foi motivo de não conseguir dar sequência como jogador, assim Paulinho passou a se dedicar a ser treinador.

Logo assumiu as categorias de base dos clubes onde havia se destacado (Juventus e Nacional), permanecendo por várias gerações como treinador. Paulinho teve papel fundamental na vida de centenas de garotos que o tinha como um exemplo. Ele não era apenas treinador de futebol, mas participava ativamente da vida social de seus comandados, sempre dando conselhos e orientando os mais jovens quando era necessário, por isso tinha a admiração de todos.

Em fevereiro de 2003, Paulinho passou mal, precisou ser internado, ficou em tratamento por alguns dias no Hospital São José e veio a óbito no dia 03 de março, causando comoção de toda cidade.

A verdade é que Paulo Roberto de Oliveira escreveu sua história e deixou seu legado dentro do cenário esportivo de Nova Serrana. Até os dias de hoje se escuta histórias sobre jogos em que Paulinho esteve presente, seja como jogador ou como treinador.

Considerado um ótimo jogador, um exemplo de pessoa e um excelente treinador, sua história jamais será esquecida e seus feitos sempre serão lembrados.

BIOGRAFIA DE NEO BARBOSA

(Vencedor da Categoria Destaque Esportivo – Votação Popular)

Neocicero de Jesus Barbosa possui 26 anos de idade. Iniciou o Jiu-Jitsu em 2014 e já nos primeiros campeonatos percebeu que era o que queria pra sua vida. Neo tomou o jiu-jitsu como profissão. Ao longo da sua carreira sempre se destacou pela garra e determinação, mesmo sem muito incentivo não desistiu e conquistou títulos importantes.

Hoje, seu objetivo principal é continuar competindo para acumular pontos para participar do Mundial de Jiu-Jitsu nos Estado Unidos e levar o nome da cidade e do país para o mundo.

Entre os principais títulos em campeonatos disputados nos anos de 2019 com a faixa Roxa Adulto/Pesado: Campeão Europeu NO-GI (IBJJF); Bronze Europeu Absoluto NO-GI (IBJJF)

Campeão Brasileiro NO-GI (IBJJF); Campeão BJJ PRO (IBJJF); Campeão Categoria Curitiba Summer Open NO-GI (IBJJF); Campeão Absoluto Curitiba Summer Open NO-GI (IBJJF); Prata Curitiba Summer Open GI (IBJJF).

Títulos nos principais campeonatos disputados nos anos de 2020: Faixa Marrom Adulto/Pesado; Campeão Europeu GI (IBJJF); Bronze Sul-Americano GI (IBJJF); Campeão da Copa Pódio GI.

BIOGRAFIA DE RONALDO RODRIGUES DE SOUZA

(Vencedor da Categoria Destaque Esportivo – Votação por Cédulas)

Ronaldo Rodrigues de Souza nasceu em 12 de janeiro de 1998, filho de Claudia Rodrigues de Souza e Manoel Vieira de Souza.

Natural de Nova Serrana-MG. Jogador de futebol, aos 6 anos começou sua formação na escolinha de futebol Meninos de Ouro no Romeu Duarte.

Com 12 anos jogou no Araguaia Campestre Clube.  Foi para Belo Horizonte fez o resto de sua formação no Cruzeiro Esporte Clube.

Hoje Ronaldo joga profissionalmente no Futebol Clube Alverca em Portugal.

Para Ronaldo, Nova Serrana é a cidade onde nasceu e foi criado, onde ele tem toda sua família e amigos.

Ronaldo sente muito orgulho de ser um representante de Nova Serrana e do futebol fora do Brasil…, terra que ama e o faz muito feliz.

Nova Serrana é para onde pretende voltar quando finalizar sua carreira no futebol.

 

Mais lidas