Conecte-se conosco

Calçados

Conexão Inspiramais oferece curadoria a empresas de componentes para criação de materiais inovadores

Avatar

Publicados

em

alor de informação, assertividade e curadoria. Essas são três grandes entregas do Conexão Inspiramais, projeto que há 15 anos oferece apoio às empresas expositoras para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia.

O Inspiramais é o único programa de design, inovação e sustentabilidade de materiais para moda mundial. A próxima edição do evento, em formato digital, será nos dias 26 e 27 de janeiro e contará com mais 30 dias de atrações inspiradoras.

De acordo com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, o Conexão inicia com a formatação de uma pesquisa de comportamento elaborada por dez designers.

O material é bastante consistente: traz um conceito e diversos elementos culturais locais e globais, que são apresentados detalhadamente pelos consultores do núcleo em cada empresa.

Para o designer, essa decodificação torna o conteúdo mais prático e assimilável, além de garantir mais segurança no processo de produção. Os materiais são desenvolvidos em alinhamento com a proposta para a temporada. “Design é processo. Tem o começo, que é a pesquisa, o meio, que é a produção, e o final, que é a exposição”, destaca Walter.

Resultado a partir da identidade

Na dinâmica do Conexão Inspiramais, a proximidade do consultor com as empresas facilita o processo criativo, que é pensado para cada tipo de produto, direcionado para o cliente de cada empresa, trazendo assertividade.

“Cria uma coesão de pensamento, uma linguagem a partir da identidade de cada um, e isso é muito interessante”, avalia o coordenador.

A empresa define quantos projetos quer fazer e desenvolve os materiais, que passam por curadoria. O núcleo avalia e indica possíveis necessidades de aprimoramento, na busca pelo melhor resultado. “Os consultores são como uma bússola. Em sinergia com as empresas, percebem as necessidades e atuam, dando grande segurança”, ressalta.

O grande desafio do Conexão Inspiramais nesta temporada é recriar a experiência do evento presencial para o digital. O processo cognitivo, no qual os materiais eram tocados e percebidos detalhadamente com outros sentidos, ocorrerá agora por meio de fotos e vídeos, que precisam demonstrar a qualidade e a inovação.

“O Inspiramais tem essa potência porque não estabelece apenas a linguagem de moda, mas também o negócio”, finaliza.

Inspiramais

O programa é uma referência para o mercado por reunir informações que unificam a linguagem e uma metodologia para toda a cadeia produtiva da moda em um único espaço. A primeira edição 100% digital ocorreu em agosto de 2020, conectando lançamentos de materiais, projetos inovadores e palestrantes reconhecidos com os visitantes de diversos lugares do mundo.

O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber.

Mais lidas