Conecte-se conosco

Colunistas

Comunicação

Dênio Benfica

Publicados

em

É a comunicação que move o mundo!

Comunicação: ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta. (Definição de dicionário)

A comunicação sempre existiu! Desde os primórdios dos tempos, a comunicação foi de suma importância para o desenvolvimento da humanidade. Vista como uma ferramenta de integração, instrução, troca mútua de informações, aprendizado e desenvolvimento.

Já dizia o velho guerreiro, Chacrinha: Quem não se comunica, se trumbica!

Nas empresas a maioria dos erros e perdas, se dão devido a comunicação ou pela falta dela. Esses mesmos erros são corrigidos através da comunicação.

Esse exemplo nos mostra de forma clara que toda atividade necessita de comunicação e quando a mesma não é feita de forma eficiente, gera grandes danos e falta de engajamento na equipe. A comunicação é uma ação que possibilita alcançar os resultados esperados, ela auxilia na integração das pessoas. Se comunicar não é simplesmente passar uma informação. A comunicação é considerada bem sucedida quando o receptor recebe, compreende e interpreta a mensagem.

Para que haja comunicação é necessário a interação entre duas ou mais pessoas, sendo elas emissor (quem envia ou passa a mensagem) e receptor ou receptores (quem recebe a mensagem).

Quais os tipos de comunicação?

Oral: é a comunicação através da fala. Esta relacionada com a habilidade do ser humano em raciocinar e articular a comunicação, no sentido de explicar o funcionamento das coisas.

Escrita: é a comunicação através de e-mails, mensagens de texto, cartas, telegramas, revistas, jornais, etc. É um tipo de comunicação entre pessoas que estão distantes fisicamente.

Ações: é a comunicação por nossas atitudes e nossa postura no dia a dia. Nossa forma de agir pode influenciar ou não as pessoas em nossa volta.

Gestos e expressões corporais: é a comunicação não verbal, ela é expressa através de nosso corpo e nossos movimentos. O corpo fala e fala muito.

Misto: é a comunicação falada juntamente com a comunicação através de gestos com o nosso corpo.

Até mesmo as cores comunicam algo a nosso respeito, os livros que lemos, as músicas que ouvimos e os filmes que assistimos também.

Como estamos nos comunicando? Já parou para se colocar no lugar do receptor e analisar a qualidade da sua comunicação?

Dentro das empresas a comunicação tem peso ainda maior, pois ela deve estar integrada entre os setores e envolver todos os níveis estratégico, tático e operacional. Uma empresa que almeja ser bem sucedida deve investir muito em comunicação e ficar atenta quanto aos meios que ela utiliza para se comunicar, uma vez que a mesma possui clientes internos, que são seus colaboradores, cada setor da empresa tem seus clientes e fornecedores internos. E ainda possuem os clientes externos, que são os usuários dos produtos ou serviços fornecidos pela empresa.

Uma pessoa ou empresa que deseja se comunicar bem, deve desenvolver uma habilidade fundamental para a boa comunicação, que é saber ouvir, escutar na essência. Quando escuto bem o que a outra parte está me dizendo, consigo ter um bom entendimento e dar uma devolutiva mais assertiva.

Qual a diferença entre ouvir e escutar? Ouvir, é o sentido da audição, são os sons que o ouvido capta. Escutar é o ato de ouvir na essência, processar e entender o que é dito.

Quando a outra pessoa estiver falando, procure não interromper, preste bastante atenção em sua fala. Procure entender a perspectiva da outra pessoa, faça perguntas com intuito de esclarecer as informações. Ter pontos de vista diferentes é comum. Cada pessoa possui uma vivência, possui um tipo de educação e instrução. A melhor maneira para se fazer entender é se colocar no lugar da outra pessoa.

Dentre as características de um bom comunicador, podemos destacar: ler muito, ter boa dicção, ter raciocínio rápido, falar com coerência e coesão, estar bem informado, ter empatia, ser extrovertido, ter domínio do que fala e saber pra quem vai falar.

Estamos na era do conhecimento, das descobertas, da tecnologia, no mundo globalizado em que vivemos, a comunicação é feita quase que de forma instantânea, as informações circulam com uma velocidade muito rápida e intensa. Por isso, é essencial valorizar a comunicação organizacional e executá-la de maneira precisa e clara, para que todos possam compreender as mensagens e tirar o maior benefício dela.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas