Conecte-se conosco

Calçados

Calçado brasileiro é destaque na Expo Dubai

Publicados

em

A quinta indústria produtora de calçados do planeta, a maior fora da Ásia, e seus processos produtivos cada vez mais sustentáveis, foram destaque na Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante os dias 1º e 6 de novembro, no pavilhão brasileiro da exposição tradicional mundial, contou com um espaço exclusivo para o calçado verde-amarelo, que foi organizado pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).


A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, que acompanhou a ação, avalia que o calçado brasileiro chamou a atenção de um considerável número de importadores e consumidores árabes. Nos seis dias de exposição, mais de 20 mil pessoas visitaram o pavilhão onde o calçado brasileiro era destaque. “Foi o momento ideal para apresentarmos o nosso reposicionamento não somente como um importante player mundial de calçados, mas também de todos os processos sustentáveis que vêm sendo desenvolvidos e que colocam o setor na vanguarda mundial como tendo a única certificação internacional de sustentabilidade para a cadeia produtiva do calçado, o Origem Sustentável”, comentou, ressaltando que no dia 2 foi realizado um evento exclusivo para compradores de Dubai e países do Golfo, no qual foram apresentados dez cases de sustentabilidade na indústria calçadista brasileira. As empresas participantes foram Beira Rio, Grendene, Usaflex, Bibi, Ramarim, Pegada, Klin, Piccadilly, Kidy e Urban Flowers. “Neste dia, recebemos mais de 40 compradores, a maior parte de Dubai, Kuwait, Omã, Bahrein e Arábia Saudita.

O trader da Grendene, Diego Barbieri, destaca que a exposição chamou bastante a atenção dos compradores locais. “A participação foi muito boa, gerou novas oportunidades, com leads inéditos que iremos trabalhar nos próximos dias”, avalia. Trader para Oriente Médio da Beira Rio, Fábio Oliveira vai além. Segundo ele, além de receber os clientes e abrir alguns potenciais compradores locais, a exposição do produto para o consumidor final chamou a atenção. “Inclusive depois do nosso evento, no dia 2, estive no evento e presenciei muitos consumidores olhando e analisando os calçados expostos. Estar na Expo Dubai trouxe ganhos de imagem para a empresa”. Para o gerente de exportação da Usaflex, Jefferson Berz, mais do que visibilidade, o evento trouxe resultados em negócios. “Além da oportunidade de podermos apresentar a marca e seus diferenciais de sustentabilidade, saímos da Expo satisfeitos com contatos gerados com grandes players do Oriente Médio”, avalia, ressaltando que, pelo menos, dois contatos devem gerar negócios em decorrência da participação.

Origem Sustentável

Também presente no evento, o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, apresentou o Origem Sustentável, a única certificação internacional do setor de calçados. Segundo ele, a certificação atende uma demanda do próprio consumidor brasileiro e mundial. “Cada vez mais os consumidores estão atentos não só à origem, mas ao perfil das marcas e empresas que compram, e isso vem impactando diretamente nos critérios de seleção de compradores internacionais”, disse.

Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o Origem Sustentável segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade e vem ganhando visibilidade não somente no Brasil, mas no mercado internacional. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%). O Origem Sustentável já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Beira Rio, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras mais de 50 em processo de implementação, caso da Schutz, Usaflex, Ramarim, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala, Bebecê.

Conheça o programa em www.origemsustentavel.org.br

Mais lidas