Conecte-se conosco

Colunistas

Bonito no papel e Dia do Contador

Maycon Vinícius

Publicados

em

Mais uma semana cheia de assuntos para serem abordados, busquei novamente abordar temas de total relevância ao meio social, vamos detalhadamente observar os referidos pontos.

BONITO NO PAPEL

Estou cansando de presenciar cotidianamente situações em que seja pessoa física ou pessoa jurídica ao buscar programas governamentais e simplesmente sofrer para ter acesso conforme prometido.

Começamos com o famoso auxílio emergencial, como tem sido árduo para alguns, a dificuldade de alguns cidadãos em solicitá-lo, em que dados simples como CPF, Cédula de identidade, ler informativos, entre tantos outros exemplos, muitos brasileiros sofrem com a falta do pilar de uma educação básica de qualidade, um problema histórico.

Sabemos que temos sim grande dificuldade, pois o índice de pessoas leigas com má formação escolar é alto, mas espere um pouco, independente da dificuldade do brasileiro existe a dificuldade de tudo isso quando chega aqui na ponta, na classe que realmente necessita de algo, temos exemplos o PRONAMPE linha de crédito para empresas na Pandemia, é lindo no papel, mas o empresário para conseguir é árduo, falta comprometimento dos órgãos responsáveis.

Voltando ao auxílio emergencial às vezes coisas simples de resolver o cidadão é jogado realmente as traças, enfrenta filas absurdas e não tem o amparo necessário, Programa Minha Casa Minha Vida, parece ser simples adquirir um imóvel, pois bem não é assim, um tal de aprova e não aprova, compreendo é necessário respeitar as regras como renda e afins, mas o cidadão não tem amparo, apenas recebe o não sem qualquer informação.

Penso que isso se reflete pelo descaso do serviço estatal com o cidadão muitas das vezes, não estou generalizando, apenas citando o que realmente ocorre, sei também que o Brasileiro precisa de um pilar educacional melhor, com educação e formação de cidadão para saber lidar com esses aspectos.

Não estou culpando governo X ou Y isso já ocorre desde o início da república por aqui, precisamos pensar no futuro e melhorar serviços de atendimento ao cidadão, seja com engajamento em busca melhores adequações sociais, quem sabe até privatizações de instituições obsoletas, e o principal a educação digna na formação do cidadão, mas infelizmente por enquanto ainda somos o Brasil onde tudo é lindo apenas no papel.

DIA DO CONTADOR

Sou contador e estudante de direito como já de conhecimento de quem acompanha minhas colunas semanais e no dia 22/09/2020 foi celebrado o dia do contador, primeiro quero pontuar algo que sempre gera muitos questionamentos, a diferença entre contador e contabilista, pois bem o contador se refere ao profissional portador de diploma do nível superior em Ciências Contábeis, o termo contabilista se refere à profissional da contabilidade em geral.

A contabilidade e tão antiga quanto o surgimento do homem pensante, sendo apresentando por historiadores fatos de 4000 anos a.c. que demonstram a Contabilidade.

O idealizador e codificador de métodos contábeis Luca Pacioli um frei franciscano, professor e estudante nas universidades de Perúgia, Florença, Pisa e Bolonha. Luca Pacioli escreveu um livro: A soma dos intitulado aritmética, geométrica e da proporcionalidade, o mesmo tratava o chamado sistema de partidas dobradas, que cita que todo crédito deve possuir a contrapartida equivalente a um débito, e vice-versa.

No Brasil a contabilidade teve forte influencia da Escola Italiana e foi evoluindo com o passar do tempo muito amparada pela evolução da Legislação Fiscal Nacional, os Chamados Guarda Livros denominação antiga que se usava para os Contadores.

Com o decreto nº 8.191 de 20/11/1945 nasce a denominação de Técnico em Contabilidade, sendo também instituídos com o Decreto-lei 9.295 de 27/05/1946 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), com intuito principal de habilitar e fiscalizar o exercício da profissão contabilidade.

O então Senador Joao Lyra se destacava pela sua luta pela regulamentação da classe, e ficou conhecido como o Patrono do Profissional Contábil. A criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do país, em 1945 (na  Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). Neste ano, o Decreto de Lei nº 7.988, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, regulamentou e tornou oficial a criação do curso de graduação em Ciências Contábeis.

A contabilidade passa por todo esse processo no cenário nacional e adentra no século XXI, onde a profissão torna-se fundamental nas empresas e entidades de qualquer segmento, sendo que o contador sai do padra Guarda-Livros e contabilização fácil e adentra em uma nova etapa da profissão onde ele e atuante de maneira ferrenha, e precisa ser mais consultor estar próximo às empresas.

Nos dias atuais com tantas mudanças e aspectos que envolvem o contador o mesmo é essencial para as empresas, neste período de pandemia podemos destacar que foi ele o medico das empresas, classe tão desvalorizada por alguns, merece muito respeito, é complicado trabalhar em meias obrigações acessórias em excesso, informações repetidas, com a esfera federal, 27 Unidades da Federação além de mais de 5.000 municípios cada um com uma metodologia tributaria. Declarações Acessórias excessivas como SPED Contribuições, SPED Fiscal, SPED ECD, SPED ECF, Sintegra, DME, DIMOB, DCTF, DCTF/WEB entre inúmeras outras, popularmente falando é algo surreal.

O Contador é peça fundamental no processo gerencial de uma entidade, valorize o setor contábil, quero desejar parabéns a este profissional pelo seu dia, classe batalhadora peça fundamental na engrenagem do país, classe que vive desafios diários. Conforme dito pelo grande contador Antônio Lopes de Sá “A colaboração que o contador pode dar à empresa vai muito além dos limites que a maioria dos empresários requer.” Quero deixar os parabéns em especial a alguns contadores companheiros de caminhada: Fabio Fonseca, Angélica Fontes, Graziely Rodrigues, Jose Manoel e Alcides entre tantos outros, felicidades e muita força para essa classe guerreira!

Deixar também os parabéns para minha Mãe Maria Zeli, que neste dia 23/09/2020 completa mais um ano de vida, que Deus ilumine seus passos, saúde, paz e sabedoria.

Posso te ajudar? Quer saber sobre um bom planejamento tributário? Estou disponível no telefone (37 ) 3226-3700 – Condir Assessoria e Consultoria e pelo e-mail – [email protected], envie solicitações para contato, criticas e sugestões de temas.

MAYCON VINICIUS RODRIGUES BUENO, é graduado em Contabilidade e Pós Graduado em Gestão Estratégica pela FANS- Faculdade de Nova Serrana e atualmente estudante de direito pela mesma instituição.

Mais lidas