Conecte-se conosco

Infra-estrutura

Bebê de 10 meses é transportada para BH após ser picada por escorpião amarelo em Pitangui

Avatar

Publicados

em

Uma bebê de apenas 10 meses teve de ser transportada às pressas de Pitangui, na região Centro-Oeste de Minas, nesta quarta-feira dia 12 de junho após ter sido picada por um escorpião.

Segundos informações repassadas o acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira, e de acordo com os relatos da mãe da bebê, o escorpião amarelo estava em uma rede de balanço e quando ela deitou a criança, o animal a picou nas costas.

Diante do incidente a criança foi levada primeiramente a Santa Casa de Pitangui, mas lá só tinha um frasco do soro para veneno de escorpião. Como o SAMU faz a distribuição e controle desses soros para animais peçonhentos, por volta das 11h30, foi acionado e transferiu a criança para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Pará de Minas, para tomar mais outros três frascos.

Como a picada de escorpião é muito perigosa para crianças e idosos, o quadro de saúde da criança se agravou durante a tarde. A equipe do HNSC solicitou uma vaga para ela no Hospital João XXIII em Belo Horizonte e foi pedido para o SAMU fazer a transferência.

Como o quadro da criança estava grave, os médicos reguladores tentaram o apoio do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar (BOA) para o transporte aéreo. Devido já ser final de tarde e as equipes do BOA não fazerem voos noturnos, o Batalhão solicitou apoio do helicóptero da Polícia Civil que prontamente deslocou até a cidade de Pará de Minas e juntamente com o médico, Stephan Heimann, e o Enfermeiro, Guilherme Marques, que atuam na Unidade de Suporte Avançado (USA) de Itaúna, fizeram a transferência.

O voo durou aproximadamente 25 minutos. Após repassar o caso para os médicos do Hospital, a equipe do SAMU retornou para Itaúna em uma ambulância que foi fazer uma transferência para o João XXIII.

Para o enfermeiro Guilherme Marques, essa transferência aérea foi muito importante devido ao estado da criança. “Essa ação conjunta, a disponibilidade da equipe da Polícia Civil de colaborar nesse transporte, foi de total importância para a sobrevida da criança!”, comenta emocionado.

Cuidados

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são: Lavar o local da picada com água e sabão; Manter o local da picada voltado para cima; Não cortar, furar ou apertar o local da picada; Beber bastante água; Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.

Para prevenir a picada de escorpião, é recomendado tomar alguns cuidados em casa, como: Manter a casa limpa, retirando acúmulos de sujeira atrás de móveis, cortinas e tapetes; Limpar o quintal ou jardim, para evitar acúmulo de entulhos e lixo nestes locais;

Evitar andar descalço ou colocar as mãos em buracos ou frestas; Manter animais como galinha, coruja, gansos ou sapos no quintal, pois são predadores dos escorpiões; Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los.

Lembrando ainda que a limpeza é importante, pois, locais sujos, com infestação de baratas e ratos, por exemplo, atraem mais facilmente animais peçonhentos como, escorpiões, aranhas e cobras.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas