Conecte-se Conosco

Infra-estrutura

Bebê de 10 meses é transportada para BH após ser picada por escorpião amarelo em Pitangui

Publicado

em

Uma bebê de apenas 10 meses teve de ser transportada às pressas de Pitangui, na região Centro-Oeste de Minas, nesta quarta-feira dia 12 de junho após ter sido picada por um escorpião.

Segundos informações repassadas o acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira, e de acordo com os relatos da mãe da bebê, o escorpião amarelo estava em uma rede de balanço e quando ela deitou a criança, o animal a picou nas costas.

Diante do incidente a criança foi levada primeiramente a Santa Casa de Pitangui, mas lá só tinha um frasco do soro para veneno de escorpião. Como o SAMU faz a distribuição e controle desses soros para animais peçonhentos, por volta das 11h30, foi acionado e transferiu a criança para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Pará de Minas, para tomar mais outros três frascos.

Como a picada de escorpião é muito perigosa para crianças e idosos, o quadro de saúde da criança se agravou durante a tarde. A equipe do HNSC solicitou uma vaga para ela no Hospital João XXIII em Belo Horizonte e foi pedido para o SAMU fazer a transferência.

Como o quadro da criança estava grave, os médicos reguladores tentaram o apoio do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar (BOA) para o transporte aéreo. Devido já ser final de tarde e as equipes do BOA não fazerem voos noturnos, o Batalhão solicitou apoio do helicóptero da Polícia Civil que prontamente deslocou até a cidade de Pará de Minas e juntamente com o médico, Stephan Heimann, e o Enfermeiro, Guilherme Marques, que atuam na Unidade de Suporte Avançado (USA) de Itaúna, fizeram a transferência.

O voo durou aproximadamente 25 minutos. Após repassar o caso para os médicos do Hospital, a equipe do SAMU retornou para Itaúna em uma ambulância que foi fazer uma transferência para o João XXIII.

Para o enfermeiro Guilherme Marques, essa transferência aérea foi muito importante devido ao estado da criança. “Essa ação conjunta, a disponibilidade da equipe da Polícia Civil de colaborar nesse transporte, foi de total importância para a sobrevida da criança!”, comenta emocionado.

Cuidados

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são: Lavar o local da picada com água e sabão; Manter o local da picada voltado para cima; Não cortar, furar ou apertar o local da picada; Beber bastante água; Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.

Para prevenir a picada de escorpião, é recomendado tomar alguns cuidados em casa, como: Manter a casa limpa, retirando acúmulos de sujeira atrás de móveis, cortinas e tapetes; Limpar o quintal ou jardim, para evitar acúmulo de entulhos e lixo nestes locais;

Evitar andar descalço ou colocar as mãos em buracos ou frestas; Manter animais como galinha, coruja, gansos ou sapos no quintal, pois são predadores dos escorpiões; Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los.

Lembrando ainda que a limpeza é importante, pois, locais sujos, com infestação de baratas e ratos, por exemplo, atraem mais facilmente animais peçonhentos como, escorpiões, aranhas e cobras.

Publicidade
Publicidade

Política