Conecte-se conosco

Colunistas

Autoestima

Dênio Benfica

Publicados

em

Como você se enxerga? Quanto você se ama? Você acredita em você? Confia em seu potencial? Vive a melhor pessoa que você pode ser?

Autoestima é um parecer positivo ou negativo que uma pessoa faz dela mesma, baseada em suas emoções, ações, crenças, comportamentos e diversas formas de autoconhecimento. Nossas reações aos acontecimentos do cotidiano são determinadas por quem e pelo que pensamos que somos.

A maneira como nos sentimos a respeito de nós mesmos é algo que afeta todos os aspectos da nossa existência, esses sentimentos interferem diretamente em nosso desempenho, seja na vida pessoal ou profissional, em nossos relacionamentos com as outras pessoas e na forma como lidamos com as situações.

Sendo assim, a nossa autoestima pode determinar nosso sucesso ou fracasso e é a chave para entendermos a nós mesmos. De todos os julgamentos que fazemos talvez o mais importante seja o julgamento que fazemos de nós mesmos. Quando nossa autoestima é positiva gera autoconfiança, isso aumenta nossa competência de forma inconsciente. Quando é negativa, ficamos fechados e desacreditados em nosso potencial.

Desenvolver a autoestima é potencializar a convicção de que somos merecedores da felicidade e de viver uma vida plena, enfrentar os desafios com mais confiança, otimismo e utilizando todo nosso potencial.

Quanto mais trabalhamos nossa autoestima, mais desenvolvo essa competência, mais estaremos preparados para lidar com os desafios do dia a dia, teremos mais capacidade de lidar com a pressão e com situações desfavoráveis.

Abaixo cito alguns pontos que podem ajudar a desenvolver a sua autoestima:

Autoaceitação: tenha uma postura positiva sobre si mesmo. Se aceite como é, goste de você, de sua companhia. Aprenda a se valorizar, pois só assim conseguirá isso das outras pessoas.

Autoconfiança: postura positiva sobre suas competências, habilidades e desempenho. Identificar e valorizar os seus pontos fortes, suas conquistas e a forma como você lida com as dificuldades do dia a dia.

Competência social: é a habilidade de fazer contatos e se conectar com pessoas. Ter empatia no ambiente e na sociedade em que está inserido, ser flexível e se adaptar aos diversos cenários.

Não se compare: quando você se compara você se limita! Cada pessoa é única. Mesmo estando inseridos em um mundo que nos faz sermos competitivos, que sejamos competitivos com nós mesmos e não com os outros, uma vez que temos o controle apenas da nossa vida e não com a vida das outras pessoas.

Não generalize suas experiências: as experiências do passado servem de aprendizado para o futuro. Não é porque você cometeu erros que irá cometê-los novamente.

Entenda o que funciona pra você: o que te gera confiança? Que te faz sentir bem? Que te faz ser reconhecido? Identifique essas respostas e isso servirá como combustível para você atingir os mais auto níveis de desempenho e poderá obter os melhores resultados.

Seja autocrítico: seja honesto com você e com seus pensamentos. Reconheça seus pontos de melhoria e trate de potencializar os mesmos. Reconheça seus pontos fortes e use-os para fazer bem a você a as outras pessoas.

Tenha gratidão: seja grato por todas as situações que acontecerem com você, mesmo as situações em que você considera que são negativas. Veja a situação com intenção positiva, sempre temos algo a aprender nas ocasiões desconfortáveis.

Celebra suas conquistas: ao longo de nossa vida temos muito mais vitórias do que fracassos. O fato é que damos mais importância quando fracassamos do que quando conquistamos algo que julgamos ser pequeno. Valorize suas conquistas, isso ira te gerar mais energia para buscar por conquistas maiores.

Viva o presente: não espere o momento certo, faça o momento certo ser agora.

Quer ter sua autoestima elevada? Cuide de si mesmo, cultive e alimente suas emoções, ações, crenças, sentimentos e comportamentos.

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas