Conecte-se conosco

Belo Horizonte

Aulas na rede municipal de BH serão retomadas de forma remota nesta segunda

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Os alunos da rede municipal de ensino de Belo Horizonte vão retomar as aulas a partir desta segunda-feira (1), quando vai começar o ano letivo, que irá até o dia 23 de dezembro. A princípio o retorno será feito com aulas remotas e as aulas presenciais estão previstas para serem retomadas em março. 


De acordo com uma portaria publicada na semana passada pela prefeitura da capital, a ideia é que os alunos façam “dois anos em um”, cumprindo uma carga horária de 1.600 horas-aula, 800 por cada ano, correspondente a 2020 e 2021. Os alunos vão fazer atividades não presenciais por meios impressos e digitais.

Para cumprir a carga horária serão considerados tempos dedicados às atividades propostas como leitura, produção de texto, filmes indicados pelos professores e tempo nos trabalhos escolares antes da suspensão das aulas, em março de 2020.

Ainda de acordo com a portaria, a carga horária diária dos alunos pode ser de até seis horas diárias e de até 36 horas semanais. A entrega das atividades impressas vai acontecer em dias fixos pré agendados. Estão previstas ações de busca ativa dos estudantes que não fizerem os exercícios inclusive com visitas domiciliar.

Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sindirede-BH) o retorno das aulas presenciais é impossível neste momento. “A saída são as aulas remotas. O que estamos discutindo com a prefeitura é a qualidade das aulas. Precisamos ter mais funcionários acompanhando os alunos individualmente, não pode ser só a entrega de material e pronto. Os alunos têm dificuldades e precisam de acompanhamento individual”, destacou Vanessa Portugal, diretora de imprensa do sindicato.

As férias do meio do ano serão entre os dias 26 a 30 de julho. Em outubro, haverá recesso de uma semana, dos dias 11 a 16, em comemoração aos dias do Professor e da Criança.

Veja como ficam os feriados:

• 16 de fevereiro – Carnaval
• 2 de abril
• 21 de abril
• 1º de maio
• 3 de junho
• 15 de agosto
• 7 de setembro
• 2 de novembro
• 15 de novembro
• 8 de dezembro

Em 2020, as escolas municipais já tiveram ensino remoto com  alunos que estavam terminando um ciclo de ensino, no 5º e no 9º ano do ensino fundamental. No entanto, agora a medida vale para todos os estudantes.

Aulas presenciais previstas para março

Na última sexta-feira (29), a prefeitura de Belo Horizonte anunciou que as aulas presenciais estão previstas para voltar em março deste ano. A princípio, a prioridade seriam as crianças de menos de seis anos. Ainda não há detalhamento de como será essa retomada.

A previsão era que a retomada das aulas fosse em fevereiro, mas o prefeito Alexandre Kalil considerou que é necessário aguardar estudos sobre os efeitos de novas cepas do coronavírus sobre a saúde de crianças.

Fonte: Por NATÁLIA OLIVEIRA  –  O Tempo

FOTO: IMAGEM ILUSTRATIVA WEB

Mais lidas