Conecte-se conosco

OMS

65% dos exames para coronavírus em Minas aguardam resultado na Funed

Israel Silveira

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.
Desde o dia 20 de março, laboratório da fundação recebeu quase seis mil amostras
Limitação de profissionais, falta de equipamentos e crescimento rápido de pacientes com suspeita de coronavírus. A intensificação da pandemia em Minas Gerais fez disparar o número de amostras que chegam à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para confirmar ou não a doença. E o resultado: 65% de todo o material recebido desde o dia 12 de março ainda não está pronto.

Conforme dados da fundação, já foram recebidos quase seis mil amostras. Desse total, 2.100 já foram analisadas e outras 3.856 segue em processamento. A capacidade do laboratório é de cerca de 400 por dia. Em nota, a entidade enfatizou que “está adquirindo um novo equipamento para extração de RNA de forma automatizada” e que já conta com outro material que faz 96 testes a cada seis horas.


O subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock, explicou que a ampliação da capacidade de testagem também depende da aquisição de materiais. “A rede de laboratórios públicos está sendo direcionada para trabalhar com sua capacidade máxima, de modo que possamos ter essa grande ampliação no número de exames de biologia molecular”, disse.

Conforme o dirigente, ainda vão ser enviados testes rápidos pelo Ministério da Saúde – os materiais serão usados para testar profissionais de saúde que estejam com suspeita de coronavírus e, assim, ajudar a recompor o número de trabalhadores nos hospitais e centros de saúde.

  • Fonte: O Tempo
Leia mais...
Propaganda

Mais lidas