Conecte-se conosco

Colunistas

Você sabia que fazer dieta engorda ao longo do tempo?

Cláudia Kaderli

Publicados

em

A luta contra a balança e a busca pelo corpo perfeito é uma situação vivenciada por cada vez mais pessoas. Existem hoje no mundo 2,1 bilhões de pessoas acima do peso, isso significa que um em cada três pessoas está com sobrepeso e/ou obesidade.

Todos sabemos das várias doenças associadas ao excesso de peso, mas o que mais nos vem a mente, principalmente agora que tivemos que tirar os casacos depois do inverno é no corpo mais magro e bonito.

Para recuperar o tempo perdido em uma desesperada busca de um milagre, caímos na burrada de dietas milagrosas e restritivas. O que todo mundo deveria saber é que dietas restritivas podem deixar as pessoas transtornadas, pois não existe equilíbrio, ou elas se privam de tudo ou elas devoram tudo o que aparece pela frente e depois sobem na esteira e correm horas.

Precisamos entender que nosso corpo não é um depósito, e não precisamos purgar dessa forma o que ingerimos. É a relação com os alimentos que precisa mudar.

Quando nós começamos uma “dieta” ficamos fisiologicamente e emocionalmente mais propensos a querer coisas “proibidas” e sentir aquela “falta de controle” com as quantidades.

Esta culpa ao comer está sendo cada vez mais estudada e foi observado que ela aumenta o risco das pessoas engordarem, pois esta culpa faz com que se coma mais rápido e em maiores quantidades sem perceber e este comportamento altera o processo da digestão aumentando o estresse, o que ao invés de  favorecer o seu emagrecimento te deixa preso num ciclo de restrição, excesso e culpa, sendo incapaz de criar, consistentemente, o déficit calórico necessário para o emagrecimento e considerando que teremos que repor as energias pelo resto da nossa vida, precisamos criar um vínculo melhor com a comida.

Quando você muda a perspectiva para bem-estar, buscando se sentir melhor física, mental e emocionalmente, você vai na raiz do problema, que é a sua relação com a comida.

Quando você parte de um ponto de autocuidado, e é capaz de ouvir e respeitar o seu corpo, escolhendo alimentos mais nutritivos sem esforços, você elimina os impulsos pelas coisas “proibidas” e, como consequência, os excessos. Esse conjunto de fatores é o que favorece o emagrecimento. Um emagrecimento saudável e duradouro.

Você também sente culpa ao comer?

Consulte um nutricionista, este profissional poderá te ajudar.

 

CLÁUDIA KADERLI é nutricionista, especialista em Nutrição Esportiva e Coach em emagrecimento. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas