Conecte-se conosco

Segurança

Vistoria eletrônica é implantada pela PCMG em Morada Nova de Minas

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implantou, na última quinta-feira (7/10), o novo sistema eletrônico de vistoria veicular no município de Morada Nova de Minas, região Centro-Oeste do estado. A inspeção de veículos é etapa obrigatória de diversos serviços prestados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).


Considerada um avanço na prestação de serviços à população, essa ferramenta eletrônica, além de substituir o uso de papel, diminui a possibilidade de fraudes e erros, proporcionando mais segurança aos proprietários de veículos que buscam, por exemplo, transferência de propriedade, alteração de dados e emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Tradicionalmente, as vistorias são realizadas com a coleta de dados dos veículos utilizando papel e lápis. Com o novo sistema eletrônico, essa coleta é substituída por fotografias dos sinais identificadores do veículo e lançados diretamente no sistema por um aplicativo de celular com controle de localização. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.

Assim, além de permitir que todas as etapas do processo sejam monitoradas e auditadas, o novo método permite a inclusão de informações que antes não integravam a vistoria, como o odômetro, o que impede a adulteração de quilometragem.

Segundo o delegado Edilson Carlos Lima Correa Junior, “a modernização no serviço público pela adoção das novas tecnologias, como a implantação da vistoria eletrônica, é fundamental para atender a sociedade de forma cada vez mais eficiente, transparente e segura”.

Fonte: PCMG

Leia mais...
Propaganda

Mais lidas