Conecte-se conosco

Editorial - Opinião sem medo!

Tempo de definições!

Publicados

em

Tudo tem seu tempo determinado, há tempo para tudo debaixo dos céus! Para os mais religiosos, essa oração bíblica traz uma verdade, afinal de contas todas as coisas acontecem quando tem que acontecer.


Um bebê nasce em seu tempo de gestação, as flores dão seu esplendor com maior valor durante a primavera, as chuvas chegam no verão, para atenuar a desidratação da terra e dos homens, a maturidade chega quando a criança começa a criar responsabilidade.

Em todas as coisas se olharmos bem, perceberemos que de fato o tempo é seu senhor. O problema é que constantemente tentamos mudar isso. Sim os seres humanos, com o crescimento das mídias digitais têm frequentemente buscado tornar tudo instantâneo. A questão é que isso gera outros transtornos.

Na política isso não é diferente. O próprio prefeito Euzebio Lago, além de ser vereador teve seu tempo de amadurecimento, disputando eleições para o cargo de prefeito, ele foi derrotado nesse processo e somente a partir daí, criou as cascas necessárias, o amadurecimento necessário, para ser até o momento, um dos maiores gestores que a cidade já teve.

A questão é que muitos desejam praticar o exercício de futurologistas. Sem o compromisso adequado com a informação e o respeito às pessoas, o exercício de prever o futuro em tom de avaliação de capacidade política, acaba determinando (a maioria das vezes por interesse próprio) quem deve ou não florescer no processo político.

Temos em nossa cidade, inúmeros notáveis que são mais do que aptos para exercerem cargos e funções políticas. Temos em Nova Serrana e região, histórias, valores, ideais, trabalho e mérito que está para além dos interesses pessoais e sim todos devem ser lembrados.

Heleno de Freitas é um nome interessante para a política da cidade, já que tem tradição e sangue na política, já que é uma pessoa de moral ilibada. Todos os vereadores do legislativo atual merecem ser lembrados, já foram eleitos como vereadores e merecem o respeito quando o assunto é voto popular.

Neusinha, esposa do prefeito, que há bastante tempo faz um trabalho significativo na educação municipal, também merece o respeito e o voto, O presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, como outros empresários do setor calçadista, tem todas as condições necessárias para serem eleitos em um pleito maior.

Secretários, o próprio prefeito, os ex-prefeitos e porque não os comunicadores. Todos merecem seu lugar em um pleito onde a população, democraticamente escolha seus representantes.

Lázaro Camilo, é um nome que deve ser respeitado e valorizado, já que o mesmo se coloca como pré candidato, apresenta um trabalho social formidável, não comunga com práticas da velha política e principalmente carrega ideias de renovação que são há muito desejo da população na política.

Entendam, não estamos aqui colocando A, B ou C, como um candidato que mereça o voto ou que tenham chances ou não de serem eleitos. Isso é justamente o que repudiamos, o que temos que fazer como comunicadores e ressaltar que para todos, absolutamente todos, o tempo certo para disputa de uma eleição e ser assim eleito está para chegar.

A questão é que não é por interesse de agente político ou comunicador, não é por patrocínio, cargo ou recursos financeiros. Não é simplesmente por beleza que alguém é eleito. Dentro de um processo político, o tempo, a oportunidade, o momento certo chega, e nesse contexto temos que ressaltar que esta hora é mais do que apropriada para aqueles que desejam ser mais do que representantes de bandeiras, de ideologias, é o momento para aqueles que desejam representar verdadeiramente o povo.

Finalizando, não nos atrevemos a prever quem tem ou não chances e méritos para ser eleitos. Já vimos que a futurologia é uma ciência furada. Mas de forma alguma, vamos preterir qualquer que seja o pré-candidato, o interessado em traçar de forma sólida seu futuro político.

Aqui mesmo em tempos passados vimos Romeu Zema, empresário, sem tempo de TV, em um partido despretensioso, ser preterido pelo interesse dos grandes de Nova Serrana, mas nas urnas calou a boca da população.

Assim apontamos que respeito a qualquer candidato é mais do que necessário, o tempo certo para o anúncio das candidaturas está por vir, antes disso tudo não passa de vontade e especulação, antes disso tudo é uma costura, um processo, uma gestação de ideias que podem ou não ser conclusas com um pleito ou uma eleição. Deixando claro a todos, que nós, Jornal O Popular, como agentes da imprensa que noticia a política com verdade, estaremos sempre com nossas páginas abertas para contar a história daqueles que querem, em uma disputa aberta e honesta, representar o povo mineiro como agente político.

Mais lidas