ANIMAIS
Saiba quais são os cachorros que mais sentem frio e como protegê-los no inverno
Muitas pessoas se questionam se os cachorros sentem frio, já que a temperatura corporal deles é superior à do ser humano e eles possuem o corpo coberto por pelos. Porém, os cachorros sentem frio, sim, em temperaturas mais baixas, e precisam de alguns cuidados especiais para se protegerem no inverno.
Como saber se o cão está com frio
Independentemente da raça, os cães filhotes e idosos, que têm a saúde mais frágil, são os que sentem mais frio. Além deles, cachorros de pequeno porte, magros ou com o pelo muito curto precisam de uma proteção extra no inverno.
Alguns sinais de que o cachorro está sentindo frio são:
- tremores;
- temperatura baixa, que pode ser conferida pelas orelhas, patas e focinho;
- respiração e movimentos lentos;
- mais sono do que o normal;
- letargia. Se o cão ficar muito tempo encolhido e procurando cantinhos para deitar também pode ser um indício de que ele esteja com frio.
Raças que mais necessitam de cuidados no inverno
É preciso ter alguns cuidados com o cachorro no inverno.
A temperatura corporal média dos cachorros deve ser estabilizada em 39 graus. Se eles apresentarem uma temperatura inferior, é certo estarem incomodados com o frio. Cães que vivem desprotegidos (sem casinha) ou na rua, podem até sofrer hipotermia, deixando o animal com a saúde tão fragilizada que pode levá-lo à morte.
Algumas das raças de cachorro que mais sentem frio são:
- Pinscher;
- Chihuahua;
- Whippet;
- Greyhound;
- Galgo italiano;
- Boxer;
- Boston Terrier;
- Fox paulistinha;
- Dachshund;
- Braco alemão de pelo curto.
Raças mais resistentes ao frio
A pelagem do animal realmente contribui para que ele fique mais aquecido, assim como a sua gordura corporal. Os cachorros originários de regiões mais frias são os que se adaptam melhor ao inverno.
As raças mais resistentes e se adaptam melhor ao clima frio são:
- Husky siberiano;
- Mastim tibetano;
- Pastor húngaro;
- Boiadeiro de Berna;
- São Bernardo;
- Terra Nova;
- Samoieda;
- Chow-chow;
- Akita inu;
- Shiba inu;
- Pastor-alemão.
Banho nos dias frios
Nos dias frios, os cães devem tomar banho com água morna.
Por conta das baixas temperaturas, os cães não transpiram como no verão e na primavera, por isso é recomendado reduzir a frequência dos banhos. As tosas também podem ser feitas menos vezes nos períodos do outono e inverno, desde que a tosa higiênica esteja em dia.
Nos dias de dar banho no seu cachorro em casa, opte pela água morna, para que eles fiquem mais confortáveis. Secá-lo com um secador também é válido.
Cuidados com o seu cachorro no inverno
Passear em locais menos expostos ao vento frio é essencial, assim como escolher horários em que o clima está mais agradável, como no fim da manhã e à tarde. Ter uma roupinha para os dias com temperaturas mais baixas também vai ajudar o seu cãozinho a ficar mais aquecido.
Coloque um cobertor ou um tecido apropriado na cama ou na casinha do cachorro, para que ele possa usar quando sentir frio.
Fonte: Seleções
Foto: Eva Blanco/iStock
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER