Minas

Por uma sociedade sem manicômios: Nova Serrana apoia a luta antimanicomial

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Nova Serrana

Prefeitura promove passeata para reforçar o direito ao cuidado humanizado e sem exclusão social

A Prefeitura de Nova Serrana | Secretaria Municipal de Saúde e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), promoverá na próxima segunda-feira, 19 de maio, uma passeata em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento terá início às 9h da manhã, com concentração na Praça da Lagoa e chegada na Praça Verde.

A ação é organizada pelos profissionais do CAPS com a participação dos próprios pacientes atendidos na unidade. Com objetivo de chamar a atenção da sociedade para os direitos das pessoas em sofrimento psíquico e reforçar a importância de um tratamento humanizado e livre de exclusões.

Celebrado no dia 18 de maio, o Dia da Luta Antimanicomial reforça que o tratamento em saúde mental deve garantir a liberdade e a dignidade dos pacientes, combatendo a lógica do isolamento e da institucionalização. A data é marcada por mobilizações em todo o país e busca desconstruir o estigma que ainda cerca a doença mental, defendendo o cuidado em liberdade, com respeito e inclusão social.

Segundo a coordenadora administrativa do CAPS II, Núbia Menezes, o movimento é essencial para transformar a forma como a sociedade enxerga o sofrimento psíquico, “essa data representa um atendimento mais humanizado e digno, longe dos manicômios e da exclusão social. O movimento combate o estigma e reforça o direito de todo cidadão ao cuidado em liberdade”, afirma.

A Prefeitura convida toda a população a participar da passeata e apoiar essa causa tão importante para a construção de uma sociedade mais justa, empática e acolhedora.

Fonte: Prefeitura de Nova Serrana

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile