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Por mais operações como a lava jato!

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Todos os dias de manhã ao ligar a TV, tenho a nítida impressão que, estou vivenciando um “dejavu” que nada mais é que um galicismo que descreve a reação psicológica da transmissão de ideias de que já se esteve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoas, ou outro elemento externo. O termo é uma expressão da língua francesa que significa, “Eu já vi”.

Pois bem, e esse eu já vi, ou melhor, assisti, trata-se das inúmeras operações de combate a corrupção, espalhada por todo Brasil.

“In casu”, o combate à corrupção se intensificou muito graças à operação lava-jato, que já se transformou em filme e recuperou mais de um bilhão de reais.

A lava jato serve de inspiração para que outros órgãos de investigação possam agir, em todos os Estados da federação, seguindo o exemplo do Paraná.

Falar sobre corrupção é algo muito difícil, pois não se trata aqui de dizer que é preciso apuração e punição, tão somente, precisamos criar métodos de prevenção e mais do que isso, mudar a legislação tornando maiores as penas em especial, quando os cofres públicos são vitimas.

Atualmente o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, possui uma excelente ferramenta de denuncia/representação, em face de possíveis crimes de corrupção, trata-se do fale conosco, nela o representante do pedido de investigação, pode solicitar ao MPMG, que sua identidade não possa ser revelada nos autos de um possível inquérito a ser instaurado pela autoridade, para averiguação.

O MPF – Ministério Público Federal e a CGU – Controladoria Geral da União, também possuem ferramentas para representação online.

São ferramentas como essa, que o cidadão precisa ter conhecimento e colocar em prática, auxiliando nossas autoridades na colheita de indícios, que possam levar a conclusão de determinado crime.

UTILIDADE PÚBLICA

ABAIXO O ENDEREÇO ELETRONICO DO LINK DO MPMG, PARA MANIFESTAÇÃO:

https://www.mpmg.mp.br/conheca-o-mpmg/ouvidoria/fale-conosco/

Internamente, ela será classificada como:

– RECLAMAÇÃO: É a manifestação de insatisfação, desagrado, protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão do Ministério Público, da administração em geral e/ou servidor público, que o manifestante considera ineficiente, ineficaz e não efetivo.

– DENÚNCIA: É a manifestação revestida de gravidade, atribuindo a responsabilidade do fato a instituição, órgão externo ou interno à instituição, agente público, pessoa física ou pessoa jurídica.

– CRÍTICA: Manifestação que implica censura a ato, procedimento ou posição adotada pela instituição, por meio de seus órgãos, agentes ou servidores públicos.

– SUGESTÃO: É a proposta de melhoria, aprimoramento dos serviços pelo Ministério Público, ou outros órgãos e instituições públicas.

– SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIA E/OU INFORMAÇÃO: Consiste no pedido de informação e/ou providência ao Ministério Público.

– ELOGIO: É a manifestação de satisfação, apreço, identificação de aspectos positivos na prestação de serviço público ou reconhecimento sobre a qualidade do serviço recebido.

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