Conecte-se Conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Polêmicas, bate boca, desrespeito e nova comissão é formada na Câmara de Nova Serrana

Publicado

em

Na última terça-feira, dia 09 de junho durante a 17ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Nova Serrana o que não faltou foi polêmicas e discussões. Além dos debates sobre o bairro Francisco Lucas, relacionado ao Hospital Santa Mônica, e o projeto da regulação dos mototaxistas, falas fortes, confronto e debates com dedo em riste foram cenas presenciadas mais uma vez no legislativo municipal.

Portões trancados

O primeiro episódio da noite se deu antes mesmo da reunião começar. Na porta do legislativo municipal estavam quatro mototaxistas que desejavam participar da reunião, contudo, os portões da casa do legislativo estavam trancados não sendo permitido a entrada dos populares.

Após diálogo com o presidente, Ricardo Tobias afirmou a nossa reportagem que não permitiria a entrada dos populares devido a pandemia do coronavírus que tem registrado números que apontam um aumento de casos nos últimos dias.

Contudo após nossa reportagem questionar o presidente sobre as reuniões passadas onde se fizeram presentes servidores municipais e outros populares, Ricardo Tobias repensou sua decisão e autorizou a entrada dos quatro representantes da classe para acompanharem a reunião ordinária.

De encontro ao regimento, mas contra a vontade

Já durante a reunião ordinária o vereador Zé Alberto em seu tempo regimental, solicitou que fosse passado um vídeo nos telões do legislativo municipal, o edil ainda apontou que “este vídeo será passado dentro dos meus quatro minutos regimentais, os quais eu respondo por ele, e tenho por direito fazer nele o meu pronunciamento sobre qualquer assunto”.

Após as falas do vereador, Ricardo Tobias tomou a palavra afirmando que tinha ciência do conteúdo do vídeo e então iria indeferir a solicitação, que não seria repassado e vídeo. Dai iniciou a discussão.

Zé Alberto aumentou o tom da palavra e com o dedo em riste em direção ao presidente da Câmara falou que não admitia o que estava sendo feito na casa, e que o vídeo iria sim passar, por estando dentro do seu tempo ele responderia pelo conteúdo e o regimento interno da Câmara dava a ele esse direito.

Auxiliando o colega, o vereador Cabral levantou o regimento interno da casa, indicando que a lei permitia a manifestação de Zé Alberto, em discussão o presidente da casa consultou o departamento jurídico, e após a manifestação da procuradora, Dra. Márcia Gontijo, diretamente e particular ao presidente, foi autorizado que o vídeo fosse transmitido.

Velho e novo testamento

Em meio a todas as polêmicas da noite até a Bíblia foi alvo de críticas, não pelas santas escrituras, mas pelo manuseio da palavra para que questões políticas fossem manipuladas.

De acordo com o vereador Cabral, “senhor presidente sou humano eu erro, o que eu vejo nesta casa é que tem algumas pessoas aqui que quando a coisa aperta joga para o novo testamento e fala de perdão, quando é pra castigar vai no velho para levar a coisa a ferro e fogo, pau é pau, pedra é pedra. Vai usando palavra da bíblia e quando você pensa que não, não sabe nem o que aconteceu”.

Você tem problema?

Duas simples perguntas expostas pelo vereador Cabral, mostraram claramente o desrespeito com a gestão da Câmara Municipal e a ingerência da administração da casa.

Ao ser procedido o debate o asfaltamento do Francisco Lucas, Jadir Chanel citou o nome do vereador Cabral, e ainda brincou que “eu citei o nome dele mas não tem direito a treplica não”, e fez considerações sobre a obra e necessidade da infraestrutura, bem como a responsabilidade do empreendedor.

Em seguida Cabral solicitou a palavra por ter sido citado o seu nome, o que foi indeferido pelo presidente da Câmara. “Já foi dada a palavra a todos os vereadores, não vamos ficar em bate boca não, vamos passar pra frente”.

Cabral então interrompeu a fala do presidente e disse “OU VOCÊ TEM PROBLEMA?”

O presidente por sua vez continuou suas falas, “solicito ao senhor secretário que proceda a leitura das matérias do legislativo municipal senão não rende a reunião. Um fala de cá outro fala de lá, então não rende a reunião, sai fora do regimento”. Disse Ricardo.

Cabral novamente se pronunciou e disparou, “VOCÊ TEM QUE TOMAR REMÉDIO PRESIDENTE”.

Já com o bate boca formado Ricardo respondeu, “acho que tem que tomar remédio é o senhor, porque toda hora você e o vereador Zé Alberto estão me desrespeitando, nós temos que trazer um tampão aqui porque a gente não aguenta mais vocês berrarem aqui dentro”.

Cabral por sua vez respondeu, “VAI LER AI, VAI FAZER A SUA OBRIGAÇÃO, VOCÊ NÃO DA CONTA DE FAZER NEM A SUA OBRIGAÇÃO, FAZ AI, O SENHOR NÃO ESTÁ RESPEITANDO O REGIMENTO”.

Por fim o presidente respondeu “e você faz a sua também porque o senhor está faltando com o respeito comigo”. E encerrou o bate boca solicitando que as matérias do legislativo fossem lidas pelo secretário.

Perda de tempo

Ainda houve um início de discussão com o vereador Remirto José, após o presidente interromper o edil em seu pronunciamento sobre as indicações criticando a situação exposta por Jadir Chanel.

Remirto pontuava que os vereadores tem que ser mais duros com a situação dos loteamentos e fiscalização, quando foi interrompido pelo presidente afirmando que o tempo para as manifestações já havia acabado, senão a reunião não iria render.

Respondendo as falas de Ricardo Tobias, Remirto então mandou que fosse feito tudo as pressas, que fosse aprovado tudo de uma vez, que da forma como estava sendo conduzido era uma perda de tempo, ir a Câmara e não poder se manifestar e debater sobre os assuntos.

Comissão formada para avaliar emenda na lei orgânica

Foi ainda composta durante a reunião ordinária uma comissão composta por cinco vereadores para avaliarem a proposta de emenda à lei orgânica do município, que visa alterar a gestão do presidente da Câmara Municipal de um para dois anos consecutivos.

A Comissão foi composta por meio de indicação, sendo instituídos para avaliar a emenda os vereadores, Jadir Chanel, Cabral, Remito José, Chiquinho do Planalto e Zé Faquinha.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Publicidade
Publicidade

Política