Conecte-se Conosco

Clima - Tempo

Outono 2022 começa com previsão de tempo seco e queda na temperatura em Minas

Publicado

em

Fenômeno gerou o chamado bloqueio atmosférico, inibindo a formação de nuvens de chuva no Estado

Neste domingo (20), às 12h33, chega ao fim o Verão e tem início o Outono 2022. Para aqueles que não aguentavam mais o calorão, a notícia é boa, já que as temperaturas tendem a cair. Por outro lado, tem início em Minas Gerais o período de seca, com pouquíssima chuva sobre o Estado. As informações são do Jornal O Tempo.

O meteorologista Heriberto dos Anjos, da GeoClima Soluções Ambientais, explica que a estação – que vai até 21 de junho às 6h13 -, normalmente apresenta uma redução significativa no volume de chuva, principalmente no semiárido mineiro.

“Ainda podemos ter alguns eventos de chuvas, mas esse março foi bem diferente dos demais meses do período chuvoso, com precipitação abaixo do esperado”, aponta.

Ainda conforme o especialista, configurou-se sobre Minas Gerais um bloqueio atmosférico, associado à aproximação da Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul, junto de outro fenômeno climatológico.

“A circulação dos ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) estimula o crescimento de muitas nuvens na borda desse sistema, mas, em seu centro, inibe a formação de nuvens de chuva. São correntes de ventos que se formam nas camadas mais elevadas da atmosfera em forma de um vórtice. No nosso caso, esse sistema inibiu a formação de nuvens em Minas Gerais”, detalhou dos Anjos.

E O FRIO?

Além do tempo seco, outra característica que tem início com o Outono é a redução da temperatura. Segundo o meteorologista, é comum observar um ligeiro declínio das temperaturas médicas, principalmente no extremo sul de Minas.

A expectativa é de temperaturas entre 18,6º e 27,7ºC em abril; 16,4/25,8ºC em maio; e 15/24,8ºC em junho.

Por outro lado, em Belo Horizonte a temperatura deverá ficar ligeiramente acima da média histórica para o período, assim como a chuva, que deve ficar acima da média histórica.

“Essa tendência pode se estender para todo o estado de Minas Gerais”, finaliza dos Anjos.

Publicidade
Publicidade

Política