Eleições
Nova Serrana amplia presença no cenário eleitoral com pré-candidatos às eleições de 2026
Convenções partidárias definem candidaturas e colocam lideranças do município na corrida por vagas no Legislativo estadual e federal.
À medida que o calendário eleitoral avança, Nova Serrana passa a integrar o cenário político das eleições de 2026 com representantes que buscam espaço tanto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quanto na Câmara dos Deputados. O período de convenções partidárias tem sido marcado pela oficialização de candidaturas e pelas últimas articulações das legendas antes do registro definitivo junto à Justiça Eleitoral.
Na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, um dos nomes já confirmados é o do professor Natan Oliveira, cuja candidatura foi homologada durante a convenção estadual do PDT, realizada no domingo (26), em Belo Horizonte, no plenário da ALMG.
Outra representante do município é a médica Dra. Márcia Jardim Gripp, que oficializou sua pré-candidatura durante a convenção estadual do PRD, realizada em 20 de julho. A etapa integra o processo partidário que antecede o registro formal da candidatura na Justiça Eleitoral.
Além das candidaturas já anunciadas, outras lideranças políticas da cidade continuam em processo de articulação para integrar as chapas ao Legislativo mineiro. Entre os nomes citados estão Euzébio Lago, Clayton Minas Espuma e Breno Fonseca, que participam das negociações internas de seus respectivos partidos.
No âmbito federal, Nova Serrana também deverá contar com representantes na disputa por vagas na Câmara dos Deputados. Guilherme Bueno tornou pública sua intenção de concorrer ao cargo, destacando, em manifestação nas redes sociais, o propósito de defender pautas voltadas ao desenvolvimento de Minas Gerais e do país. Já Naide Santos também participa das articulações partidárias e figura entre os nomes cotados para a disputa de uma cadeira em Brasília.
O processo de definição das candidaturas segue o calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. As convenções partidárias podem ser realizadas até 5 de agosto, enquanto o prazo para o registro oficial das candidaturas termina em 15 de agosto.
A campanha eleitoral começa em 16 de agosto, quando candidatos passam a estar autorizados a realizar propaganda eleitoral. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro. Caso haja necessidade, o segundo turno ocorrerá em 25 de outubro.
Com a presença de candidatos nas disputas estadual e federal, Nova Serrana busca ampliar sua representatividade política e fortalecer a defesa dos interesses do município nas esferas legislativas de Minas Gerais e do Congresso Nacional.




