Conecte-se conosco

Colunistas

Minha lista dos melhores nomes de vereadores para Nova Serrana

Osvaldo de Évora

Publicados

em

Árduo e muito exaustivo é o trabalho daquele que se propõe a garimpar bons nomes entre a política e a sociedade civil que representem de fato a população de Nova Serrana fazendo aquilo que cabe a um vereador: Fiscalizar o executivo (e não puxar o saco descaradamente como se o prefeito estivesse sentado na cadeira de um salão e o vereador estivesse massageando seus cabelos antes de iniciar o corte) e elaborar leis que realmente tragam benefícios para a população e que não sejam apenas politicagem barata.

Eis aqui uma lista dos melhores 13 nomes – na minha opinião –  que Nova Serrana possui atualmente.

Ressalto que muitos provavelmente nem tenham a intenção de se candidatarem, mas são bons nomes que você deveria prestar atenção caso venha a acontecer. Alguns são vereadores atualmente e outros já foram em legislações passadas, outros são proeminentes membros de nossa sociedade que se destacam por seus engajamentos e por suas capacidades.

Encabeçando a lista está: Terezinha do Salão

Terezinha sabe ouvir, representar e defender as causas do povo como poucas pessoas conseguiram na história do legislativo de Nova Serrana. Poderia citar aqui inúmeras causas, porém fico com a mais recente que foi a atenção dada aos profissionais contratados da educação que tiverem seus salários diminuídos em função do enxugamento de gastos do executivo durante a pandemia. O salário dos servidores contratados da educação foi reduzido em 50%, porém na reunião em que o tema foi votado Terezinha fez uma retumbante defesa em prol desses profissionais mostrando a todo o tempo o interesse em ouvir e querer saber mais sobre as nuances de toda a situação, até então desconhecida pela maioria dos vereadores. Isso é uma marca de Terezinha: ouvir e dialogar com todos e tratar a todos com o devido respeito independente da posição que a pessoa ocupa. Isso tem que ser valorizado na hora de escolher um representante do povo.

Professor William Barcelos

Esse é um nome fácil de figurar na lista e nem necessita grandes explicações. Professor William Barcelos é um dos vereadores mais bem preparados e instruídos sobre a função de legislador público que já passou pelas cadeiras da câmara de Nova Serrana. E não é um conhecimento que retorna vazio, pois William demonstrou até aqui não temer os necessários enfrentamentos para a construção de uma política democrática que traga retornos sólidos para a cidade.

Henrique HF

Além de ter sido um dos políticos mais polidos no trato as coisas públicas e a população, Henrique HF possui uma capacidade de entregar projetos que alcançam efeitos em longo prazo. Em 2015 durante seu último mandato como vereador, Henrique articulou um projeto sobre proteção às mulheres, que possuía uma rica estrutura envolvendo órgãos de segurança pública e o Ministério Público com a criação de uma delegacia especializada no atendimento a mulher (que não chegou a se concretizar) e a chamada Casa da Mulher, também conhecida como centro de atendimento a mulher. Sem contar seus inúmeros esforços com os programas de combate a pedofilia, participando de conferencias sobre o tema e trazendo palestras para Nova Serrana.

Maycon Vinicius

Nova Serrana e todo o país precisam de jovens na política. Mas esse é um assunto delicado pois ao abordá-lo dá se a impressão que o jovem não precisa de nada além da sua jovialidade para desempenhar um bom papel na política, como se a idade fosse o seu grande e único carro chefe. É preciso de jovens que definitivamente tenham preparo e consciência social, elementos presentes em Maycon Vinicius, graduado em contabilidade, estudante de direito e colunista deste Popular. Maycon demonstra grande conhecimento político, histórico e social, indo além do lugar comum do senso crítico inerente a maioria dos jovens. Não faço a menor ideia se Maycon possui pretensões políticas, mas se fosse para escolher alguém jovem com boas ideias, escolheria alguém que se parecesse com ele.

Sônia Maria de Jesus, presidente do Sisnova

Sônia é presidente do sindicato dos servidores de Nova Serrana e possui uma longa jornada em defesa da causa, participando de inúmeros enfrentamentos de importantes temas para os trabalhadores, como a aposentadoria dos servidores e melhorias nas condições de trabalho. Detentora de uma articulação que considero urgente na política atual que é a de representar a classe trabalhadora. Uma cidade que cresce a todo vapor e emprega a quantidade de pessoas que Nova Serrana emprega precisa elevar o debate trabalhista, e Sônia é uma das melhores pessoas para realizar tal ato.

Remirton da Floricultura

Remirton é formado em Ciências Sociais, tem preparo necessário para desempenhar a função de vereador e vem demonstrando isso até aqui. É um ótimo nome para tratar de um dos temas mais carentes em Nova Serrana, que é o meio ambiente. Nova Serrana precisa deixar seu passado arcaico e entrar de vez num debate que priorize o meio ambiente, estabelecendo normas no controle a poluição do ar, que combata o trágico desmatamento e que cuide das áreas verdes do município. Chega de ser um lugar cafona e medieval onde só se cortam árvores, vamos cuidar do meio ambiente.

Luiz da Farmácia

Nova Serrana sofreu uma grande derrota com a não reeleição de Luiz da Farmácia nas ultimas eleições em 2016. Luiz possui um trato fino para com as pessoas e com as suas causas, e desempenhou um trabalho irretocável em seu mandato. Definitivamente está entre os melhores nomes que Nova Serrana possui. E aqui faço um pedido: Devemos reconhecer os bons nomes que possuímos entre nós para que eles cuidem de nós lá na câmara.

Professor Vandir Pereira

Meu filho foi aluno do professor Vandir Pereira quando este lecionava na Escola Municipal José Belchior Preto lá nos idos dos anos 2000. Vandir sempre chamou a atenção por algo que é extremamente necessário na sociedade: valores, educação e comprometimento. É alguém que caso venha a se candidatar merece uma oportunidade. Não podemos entregar nossa cidade nas mãos de despreparados e oportunistas, precisamos de seriedade, capacidade e instrução, e nisso Vandir é um ótimo quadro político.

Cláudio Kennedy

Esse é polêmico, mas é polêmico no bom sentido. Cláudio Kennedy foi o maior denunciante das discrepâncias e descaso da Copasa para com Nova Serrana, e travou uma intensa luta para que a companhia de saneamento tratasse a todos com o devido respeito. Ter alguém como Cláudio na câmara é de um valor ainda muito subestimado pelas pessoas. Precisamos de pessoas como ele que não temem em colocar o dedo em riste para o executivo e demais órgãos públicos quando o assunto é o bem estar da população.

Ricardo Tobias

Ricardo Tobias é um dos poucos políticos de longa data que conheci em Nova Serrana que possui a expertise necessária em contribuir com o desenvolvimento da cidade devido a seu rico histórico de projetos e aplicação de toda sua experiência na solidificação do debate político.

Na política muitos marinheiros de longa viagem acabam naufragando seus barcos pelos mares revoltos, alguns por inaptidão, outros pelas travessias duvidosas no percurso. A exceção é formada por aqueles que assim como Ricardo convergem seriedade e compromisso em prol da população. Com seu conhecimento e prática de quatro mandatos Ricardo Tobias se mantém como um dos melhores nomes para conduzir Nova Serrana a um porto seguro.

Amilton das Impressoras

Amilton das Impressoras vem sendo uma voz que grita em meio ao deserto do descaso que paira sobre Nova Serrana e é muito necessário entender que todo esse clamor do povo precisa ser representado dentro da câmara municipal. Amilton vem se desenhando como um grande fiscalizador, não apenas de seu bairro, como também do município. É preciso dar um crédito para atitudes como a dele.

Laércio do Codema

Meu filho se tornou um ativista em prol da sustentabilidade, do desmatamento e da redução da emissão de carbono na atmosfera muito graças às palestras que Laércio do Codema realizava na Escola Municipal José Belchior Preto lá nos idos dos anos 2000. Confesso que esperava um pouco mais quando ele teve a oportunidade de legislar no mandato passado, mas ainda sim reitero que é sem dúvida uma das maiores autoridades em um assunto que Nova Serrana muito padece: os cuidados para com o meio ambiente. Tudo que Laércio precisa é direcionar seu foco de campanha na sua área e apresentar boas ideias que priorizem a preservação das nossas árvores, dos nossos tão sofridos córregos, das matas no entorno da cidade e combata com voracidade a poluição ambiental. Laércio do Codema precisa alertar para a população de Nova Serrana que cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde.

Dete do Katoco

Nova Serrana precisa de todos os cuidados que sabemos e que são urgentes, mas ela também precisa ser uma cidade que volte a sorrir. Precisamos ter o espírito alegre de Dete do Katoco de volta na câmara municipal e não podemos negar esse fato, a política de Nova Serrana perde demais sem sua presença. E não me refiro aqui apenas a toda a leveza e alegria que Dete contempla a todos, mas sobretudo por ser também um grande líder da voz popular, algo carente de representação hoje em dia. Dete consegue como poucos canalizar os anseios do povo e leva-los até o legislativo para serem tratados e discutidos com respeito, cuidado e muita atenção. Nova Serrana precisa de Dete do Katoco outra vez.

OSVALDO CAMPOS MENDONÇA DE ÉVORA é jornalista e escritor, com experiência no jornalismo impresso, no rádio e também em publicidade e propaganda. É um democrata que defende o meio ambiente e a sustentabilidade, que valoriza o diálogo entre os diferentes lados políticos e que ressalta a importância da educação e da ciência.

Mais lidas