Fhemig

Governo do Estado reforça rede hospitalar com novos leitos e antecipação de recursos para enfrentar emergência em saúde

Publicado

em

Foto: Antônio Cotta / SES-MG

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta sexta-feira (9/5), a abertura de 50 novos leitos em unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a antecipação de R$ 8 milhões em recursos estaduais para municípios que decretaram emergência em saúde pública.

As ações visam fortalecer a rede de atendimento diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. As medidas foram detalhadas pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva.

Serão disponibilizados dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Infantil João Paulo II, dez de UTI adulto e dez de UTI neonatal no Hospital Júlia Kubitschek, dez de UTI adulto no Hospital Eduardo de Menezes e dez de cuidados intermediários na Maternidade Odete Valadares.

A Fhemig também está contratando 110 novos profissionais de saúde, entre médicos, pediatras, intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas respiratórios e técnicos para reforçar as equipes de atendimento dessas unidades hospitalares.

“Com a nova expansão, esperamos aliviar o fluxo de atendimentos que deve durar poucas semanas e começar a cair”, afirmou Fábio Baccheretti.

Ele destacou que a Fhemig já havia reforçado a equipe de pediatras do João Paulo II em março e, em abril, abriu 12 leitos de cuidados intermediários no hospital.

A antecipação dos recursos financeiros, no valor de R$ 5,7 milhões, será destinada exclusivamente às cidades que decretaram emergência em saúde pública. “Começamos a enviar os recursos a todos os municípios no ano passado, para se prepararem para 2025”, ressaltou o secretário.

Até o momento, os municípios que decretaram emergência são: Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Diamantina, Ipatinga, Mariana, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Uberlândia e Unaí.

Segundo o Painel de Dados Públicos de Regulação do Acesso, até 6/5 foram registradas 30.080 internações no SUSFácilMG associadas a quadros de SRAG, sendo 3.059 de bebês de até um ano e 16.852 de pessoas com mais de 60 anos. No mesmo período de 2024, esses números foram de 29.611 internações, sendo 3.422 de bebês de até um ano e 16.601 de pessoas com mais de 60 anos.

Em relação aos óbitos, foram notificados no sistema Sivep-Gripe 438 óbitos por SRAG em 2025 e, no mesmo período do ano passado, foram 893. As regiões Centro, Norte e Triângulo do Sul concentram os maiores números de solicitações de internação devido a complicações de doenças respiratórias.

Emergência em saúde

Como parte das ações de enfrentamento, o governo estadual decretou emergência em saúde pública em 2/5. A medida permite a adoção de ações administrativas e assistenciais para adequar a capacidade de atendimento.

Além disso, foi instituído o Centro de Operações de Emergência em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), composto por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Fhemig, Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

O COE-Minas-SRAG é responsável por gerenciar a resposta às emergências, monitorar e consolidar os dados epidemiológicos e de assistência, apoiar os municípios e estabelecer diretrizes de atuação para o enfrentamento do período sazonal. Além disso, foram realizados webinários e cursos de qualificação com os profissionais de saúde das Unidades Regionais de Saúde e municípios.

A SES-MG também reforça a importância da vacinação contra influenza e Covid-19 como medida preventiva. A população é orientada a procurar as Unidades Básicas de Saúde ou as vans do vacimóvel para proteger das formas graves das doenças e reduzindo o agravamento dos sintomas.

Fonte: VH News https://vhnews.com.br/noticia/9344/governo-do-estado-reforca-rede-hospitalar-com-novos-leitos-e-antecipacao-de-recursos-para-enfrentar-emergencia-em-saude

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile