Esportes
Galo x Cruzeiro: expectativas marcam duelo de rivais, que brigam pela ponta
Atlético recebe a Raposa, no Mineirão, às 18h (de Brasília), pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro
Atlético e Cruzeiro. Um jogo desigual por conta do momento das equipes? Não. Trata-se de clássico e quando é clássico, há que se levar em consideração as inúmeras vezes em que quem não era favorito saiu de campo vitorioso. As informações são do portal O Tempo.
É bem verdade que o jogo não norteou a temporada de nenhuma equipe. Ou pelo menos, do lado celeste, que não conseguiu manter a vontade demonstrada no clássico e amargou mais um ano na segunda divisão do futebol brasileiro.
Pelo lado atleticano, pode-se dizer que a partida teve um peso importante, afinal, depois das críticas após a derrota, o Galo se aprumou e se tornou o melhor time do país com duas conquistas nacionais na temporada.
Agora, o confronto é envolto em expectativas de ambos os lados. Se está mais um ano na Série B, o Cruzeiro reformulou bastante o elenco e entra em campo, pela primeira vez num clássico, como Sociedade Anônima, adquirida pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno.
Do lado celeste, a empolgação é grande pelo início de ano. Ao contrário das últimas temporadas, o time briga pelas primeiras posições e vê em campo bons resultados, em que pese que não enfrentou quase nenhum adversário de peso. Quando pegou, perdeu. No clássico para o América.
A Raposa entra em campo para referendar os rumos do trabalho comandado pelo uruguaio Paulo Pezzolano. Um empate é visto como bom resultado, afinal, segurar o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil é uma tarefa tão difícil, que o poderoso Flamengo não conseguiu, na decisão da Supercopa.
Do lado do Galo, a expectativa é de tirar o penúltimo ‘porém’ do atual grupo. A eliminação na Libertadores do ano passado e a derrota para o maior rival em 2021 ainda estão engasgadas na Cidade do Galo.
Em 2022, a Libertadores passou a ser a obsessão, mas enquanto a competição continental não começa, o Atlético vai em busca de outro objetivo, que é fazer aquilo que não conseguiu no ano passado: vencer o rival para referendar o favoritismo.
Os dois times lutam pela liderança da competição. O Galo lidera pelo saldo de gols (8 a 3), e assim com a Raposa, possui 19 pontos.
Armas
Tanto Atlético quanto Cruzeiro vão para o clássico com boas opções em campo. Mas é inegável dizer que as principais armas dos dois times são seus artilheiros.
Em bons momentos, Hulk e Edu entrarão em campo com a confiança alta e sendo os principais destaques de suas equipes.
No comando, o argentino Turco Mohamed e o uruguaio Pezzolano serão os responsáveis por montar a melhor estratégia pela vitória. Depois de 67 anos, o clássico voltará a ter dois técnicos de fora do país no comando das equipes. Pezzolano está suspenso, então, o também uruguaio e auxiliar-técnico Martín Varini, estará na beira do gramado.
Atlético x Cruzeiro
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro 2022
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Igor Júnio Benevenutto
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
Transmissão: Rádio Super 91.7 FM e Premiere FC
Atlético
Everson; Mariano, Nathan Silva, Godín e Arana; Allan, Jair e Nacho; Vargas (Savarino), Hulk e Keno. Técnico: Turco Mohamed
Cruzeiro
Rafael Cabral; Rômulo, Oliveira, Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Filipe Machado e João Paulo; Vitor Roque, Edu e Waguininho. Técnico: Martin Varini