Conecte-se conosco

Colunistas

Estratégias nutricionais na celulite

Mariele Lacerda

Publicados

em

A celulite é um processo inflamatório das células adiposas, existem diversos fatores que podem contribuir para o seu aparecimento, como por exemplo: hereditariedade (sexo, etnia, biótipo corporal e distribuição de gordura), hábitos alimentares inadequados (uma alimentação rica em frituras, sódio, açúcares, refrigerantes, adoçantes artificiais, alimentos industrializados), sedentarismo, estresse, medicamento e gravidez.

As junções destes fatores facilitam o acúmulo de gordura, edema, inflamação e conseqüentemente a formação da fibrose, dificultando a circulação local e provocando um aspecto de “casca de laranja” característico na celulite. O estrogênio também impacta consideravelmente no seu agravo. Por isso que a celulite normalmente piora com o uso de anticoncepcional oral.

Uma boa nutrição tem um papel fundamental para o tratamento da celulite. Uma alimentação predominantemente mais natural promove a desintoxicação do organismo e com isso as celulites desaparecem. O consumo adequado de água é um fator fundamental, além de uma dieta rica em fibras, baixo consumo de produtos industrializados, baixa carga glicêmica.

Os consumos de chás antioxidantes e antiinflamatórios são excelentes estratégias, pois estimulam o sistema linfático (carqueja, centella asiática, dente de leão, hibisco e chá verde).

Alguns alimentos que auxiliam no desaparecimento destas tão indesejadas celulites são: folhas verdes escuras (espinafre e couve), frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, frutas vermelhas e abacaxi), repolho, aspargos, alho, cebola, cúrcuma (açafrão), gengibre, manjericão, salmão, sardinha, azeite, abacate, nozes, cereais integrais, entre tantos outros.

Além da alimentação adequada, fazer massagens localizadas e exercícios físicos são estratégias que também ajudam a diminuir a aparência da celulite e por isso devem ser adotadas durante a dieta.

MARIELE LACERDA é nutricionista, Pós Graduada em Nutrição Clinica, Funcional e Fitoterápicos. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas