Conecte-se Conosco

EMPREENDEDORISMO

Diretores do Sindinova visitam Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI 4.0

Publicado

em

Empresários calçadistas, que fazem parte da diretoria do Sindinova, estiveram hoje no Centro de Desenvolvimento e Treinamento da Indústria 4.0 do SENAI, em Contagem.  Construído para dar suporte ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o estado, o local atua com tecnologia e informação aplicadas ao sistema de produção.

Para o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, o SENAI possui conhecimento sobre como executar uma tarefa com maior otimização e tem muito a oferecer para as indústrias calçadistas.

“Conseguimos ver na prática muita coisa sendo aplicada no processo que teríamos que adaptar para a indústria de calçados. É uma maneira de ver em tempo real como está a produção da empresa. Existem sensores, equipamentos que podemos colocar nas máquinas podem medir a produção, medir a qualidade da produção, então é um sistema de monitoramento na indústria que encurta o tempo de resposta para soluções de problemas”, afirmou Lacerda.

Além da agilidade no processo produtivo, Lacerda chama a atenção para a engenharia empregada nos sistemas de informação. Por meio de um dispositivo implantado nas máquinas industriais podem orientar os empresários sobre a necessidade de realização de manutenções.

“Esses sistemas de informações podem também orientar o industrial sobre manutenções preventivas, necessidade de manutenção, prevê se uma máquina precisará de manutenção. São várias coisas que podem ser feitas e que a gente tem tecnologia para isso”, frisou.

Melhorias nas indústrias

Para que haja um avanço do parque industrial, Ronaldo destaca que é preciso fazer um estudo em cada empresa junto com o SENAI para poder aplicar as melhorias necessárias. Segundo Lacerda, as empresas devem seguir um procedimento de melhoria para que o progresso seja feito com sucesso.

“O primeiro passo para as empresas poderem fazer este trabalho de indústria 4.0 é melhorar o seu processo produtivo. Organizando o seu processo, a empresa poderá passar para a parte de digitalização do processo. Se não organizar o processo primeiro, não conseguirá digitalizar e a fábrica terá dificuldade de implementar as melhorias”, pontuou.

Consultorias

Para ajudar as empresas neste processo, o Sindinova, o SEBRAE e o SENAI estão trazendo para Nova Serrana o SEBRAETEC. O programa baseia-se na reorganização do processo produtivo da empresa por meio de consultoria especializada.

“A primeira parte é a melhoria de processo produtivo que nós já estamos oferecendo para as empresas através do SENAI para que depois elas possam seguir com a parte de tecnologia acoplada aos equipamentos, o que vai proporcionar um monitoramento do processo em tempo real”, disse Lacerda.

Com a identificação dos focos de desperdícios é possível aumentar a produtividade e qualidade dos produtos, evitando o retrabalho. O projeto contempla 10h de consultoria e tem subsídio de 80% do valor. Com o subsidio do SEBRAE, em parceria com o Sindinova, o preço cai de R$ 1.100,00 para R$ 220,00.

 

Fonte: Sindinova

Foto: Divulgação

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Publicidade
Publicidade

Política